Sobre o Curso

O curso de Medicina Veterinária da" FESB, iniciado em 1999, único ainda na região, já formou 13 turmas de Médicos Veterinários atuantes em diversas áreas profissionais. 

O curso de graduação em Medicina Veterinária da FESB, com ampla carga horária, oferece uma formação generalista com competências e habilidades para atuação dos seus formandos nas diferentes áreas do mercado de trabalho. São profissionais capazes de identificar, conduzir e tratar doenças de animais de companhia, animais destinados à produção de alimentos e melhoramento genético, animais silvestres, como também, utilizarem de biotécnicas avançadas na área de reprodução animal, diagnóstico veterinário e reabilitação animal."

 

 Conheça o HVET http://www.fesb.br/social_actions/8-hvet

Objetivo

Formar profissionais capazes de atuarem na saúde animal e na saúde pública, participando de programas de prevenção, controle e erradicação de doenças, programas de controle sanitário de rebanhos e dos alimentos, evitando as zoonoses e garantindo a saúde humana e o bem estar dos animais. 

carreira

Publico Alvo

Estudantes que concluíram o ensino médio ou ensino técnico e que queiram se inserir no mercado que visa a saúde animal e a saúde pública. 

Mercado de Trabalho

A carreira do médico veterinário no Brasil é promissora considerando que o agronegócio e o mercado de produtos para animais de companhia têm um peso importante para economia nacional. Desta forma o mercado de trabalho oferece oportunidades, em centros urbanos em:

  • clínicas e hospitais para pequenos animais;
  • centros de diagnóstico por imagem e laboratorial;
  • atuação na indústria e comércio de alimentos e de ração animal;
  • inspeção de produtos cárneos, lácteos e de origem aquática;
  • empresas farmacêuticas e revendas de produtos veterinários;
  • zoológicos;
  • centros de zoonoses municipais; 

No meio rural, o mercado do profissional está voltado para:

  • gestão do agronegócio; 
  • criação de diferentes espécies animais e produção de alimentos;
  • centros de biotecnologia envolvendo inseminação e transferência de embriões.

Também vale ressaltar a importância do médico veterinário para a conservação ambiental, pesquisa científica e aplicada, docência,  promoção do bem-estar animal e da interação homem-animal.

 

 

Diferencial

O curso destaca-se por apresentar matriz curricular com carga horária elevada e atividades acadêmicas na instituição em período integral durante toda a semana. Todas as atividades desenvolvidas durante o curso são monitoradas por docentes e profissionais médicos veterinários.  A FESB possui um Hospital completo e uma Fazenda Escola, anexa ao campus.

O sistema de plantões de dúvidas, supervisionado por professores auxiliares, funciona durante as janelas e serve para apoiar os discentes na superação de dificuldades e orientações na condução das disciplinas.

Como atividade extracurricular, grupos de estudo oferecem palestras quinzenais com oradores internos e externos, além de realizarem simpósios referentes a cada um dos grupos: o de animais silvestres, de pequenos animais, de ruminantes e de equinos.

Dentre as atividades da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, os alunos do 5º ano apresentam semanalmente seminários técnicos em temas diversos, que devem ser assistidos por todos os alunos do curso. Ao final do ano os formandos realizam as defesas públicas de seus TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) e todos os alunos são estimulados a participarem como ouvintes.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) da medicina veterinária da FESB está bem consolidado, permitindo que os discentes deem seus primeiros passos no caminho da pesquisa. Podem receber uma bolsa de estudo durante o desenvolvimento do projeto.

Para o desenvolvimento das competências e habilidades práticas o aluno participa de atividades em laboratórios bem equipados, aulas práticas no Hospital Veterinário com centros cirúrgicos para pequenos e grandes animais, laboratório de análises clínicas e de diagnóstico por imagem.

Desde a primeira série do curso o aluno é estimulado a vivenciar o ambiente profissional veterinário podendo participar de alguns programas como Práticas Hospitalares, em que os alunos são inseridos na rotina clínica do Hospital Veterinário, e Vivência Prática (4 primeiros semestres) em que os alunos desenvolvem atividades de prática semiológica adquirindo experiência ao manipular animais sedimentando conhecimentos.

Outro programa bastante procurado é o de Apoio Acadêmico, que consiste em uma atividade optativa para alunos matriculados no curso. Esse programa seleciona os alunos, a partir do 2º ano por meio de uma avaliação escrita, rendimento escolar e entrevista, sendo que os selecionados recebem uma bolsa de estudo de 40%. Atuam juntamente com os professores, médicos veterinários e aprimorandos atuantes no HVET–FESB, no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas, teóricas e práticas, relativas ao atendimento de animais.

Desde 2010 existe o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (residência), que se caracteriza por atividades intensivas de treinamento profissional supervisionado em serviço de assistência médica veterinária, com duração de dois anos.

 

grade curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular

coordenação e Corpo Docente

Prof. Me. Rodrigo Mendes Rodrigues
Profa. Dra. Maria Raquel de Godoy Oriani Costa Negro
Prof. Esp. Alcides Daniel Del Vecchio
Prof. Me. Alexandre Corrêa Borghesan
Profa. Dra. Ana Rita Moraes Nardi - coordmed@fesb.edu.br
Prof. Me. João Francisco de Azevedo Mattos
Profa. Dra. Josemara Neves Cavalcanti
Profa. Me. Leila Taranti
Prof. Me. Leonardo Godoi Paes
Prof. Esp. Luís Alberto da Silva Lopes
Prof. Me. Luís Flávio da Silva Costa
Prof. Me. Mauricio Melo de Silvio
Profa. Me. Rita de Cássia Carmona Castro
Prof. Me. Rogério Brunherotto
Prof. Me. Sidney Franklin Araújo dos Santos
Profa. Dra. Verena Hildegard Gyárfás Wolf
Prof. Dr. Fabrício Hada
Prof. Me. André Marcel Fonseca
Prof. Me. Renato Duarte Alvisi
Prof. Dr. Roberto de Andrade Bordin
Profa. Me. Virginia de Souza Bueno
Profa. Esp. Juliana Izzo Octaviano
Prof. Me. Luís Eduardo da Silva Costa
Profa. Dra. Bruna Marcele Martins de Oliveira
Prof. Me. Bruno Zambelli Loiacono

Coordenação

Profa. Dra. Ana Rita Moraes Nardi - coordmed@fesb.edu.br
Duração: 10 semestres
Período: Integral
Número de Vagas: 100