Fesb
Fn

Sobre o Curso

 

O Curso de Engenharia Agronômica será integralizado em 5 anos na modalidade presencial, com carga horária total de 4.217 horas, incluindo disciplinas teórico/práticas, estágio supervisionado, trabalho de conclusão do curso (TCC) e atividades complementares, atribuindo ao aluno o grau de Engenheiro Agrônomo. As disciplinas serão distribuídas durante o curso por 10 (dez) semestres e incluem as disciplinas regulares e as atividades complementares que se traduzem pela participação dos alunos em Seminários, Congressos, Simpósios, Palestras e eventos que possam ser realizados e organizados por eles.

Objetivo

 

  • Proporcionar conhecimentos fundamentais para o cultivo das plantas de forma equilibrada;
  • Introduzir o profissional de agronomia em conhecimentos de engenharia, habilitando-o a tomadas de decisões mais eficientes;
  • Capacitar o agrônomo a reconhecer, avaliar e propor procedimentos adequados ao tipo de solo;
  • Possibilitar a compreensão das inter-relações entre plantas, animais e o ambiente visando o diagnóstico, manejo e controle de doenças e de pragas de forma racional;
  • Conhecer os processos de beneficiamento, transformação e conservação de produtos agrícolas;
  • Capacitar o profissional em atividades zootécnicas, enfatizando o bem-estar animal;
  • Identificar e avaliar indicadores socioeconômicos e contribuir para a qualidade das cadeias produtivas agrícolas.      

carreira

O profissional formado em Agronomia tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.

O agrônomo cuida do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Ele acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos.

No que diz respeito à criação de animais, este profissional se ocupa da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abata.

Ele ainda gerencia os processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal.

Publico Alvo

Todo aquele que se identificar com o setor agrário, que tenha vontade de contribuir para o aumento da produção de alimentos e fibra no mundo, de forma socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta.

Mercado de Trabalho

  • O Engenheiro Agrônomo atua em todas as etapas do processo de produção animal e vegetal, desde o planejamento , processamento e comercialização.
  • Deve estar preparado para atuar como gestor, administrador, perito, coordenador, fiscal, consultor, professor e pesquisador das diversas áreas relacionas ao setor agrário.
  • O profissional pode gerenciar unidades de produção em áreas rurais, combater doenças e pragas em lavouras e rebanhos;
  •  Pode ainda projetar obras – como montagem de sistemas de irrigação e nivelamento de solo – em zonas rurais; 

Diferencial

O curso de Engenharia Agronômica conta com corpo docente qualificado, sendo em sua maioria composto por mestres e doutores. Além da estrutura completa de laboratórios para realização de aula práticas (química, anatomia, microscopia e multidisciplinar), a FESB oferece uma ampla área para realização de pesquisas em Agricultura, a Fazenda Escola. Desde o início do curso, orientamos os alunos a realizarem projetos de iniciação científica, bem como projetos de extensão, visando colaborar com a sociedade bragantina. A exemplo disso, podemos citar o projeto "Uma horta de possibilidades", realizado junto aos moradores de rua, da Casa de Passagem de Bragança Paulista.

Além das práticas agrícolas que acontecem na Fazenda Escola, o corpo docente organiza diversas visitas técnicas em empresas nacionais e multinacionais, de forma a complementar o conhecimento transmitido em sala de aula, com objetivo de contribuir para a construção da network dos nossos alunos. Efetuamos ainda, anualmente, a Semana Agronômica, que consta de um ciclo de palestras proferidas por renomados profissionais da área, bem como diversas excursões  para eventos de destaque no setor agrário.

 

Laboratório de Análises de Solo e Plantas

realizar análises de solo e de plantas de produtores Bragança Paulista e região. 

Laboratório de Fitopatologia - Fitoclínica

diagnosticar pragas, doenças e distúrbios nutricionais em plantas, atendendo alunos, ex-alunos, agricultores da região de Bragança Paulista e até mesmo grandes empresas interessadas em diagnóstico e controle de pragas e doenças. 

Projeto Social - Uma horta de Possibilidades

A iniciativa de criação do projeto “Horta de possibilidades” surgiu no segundo semestre de 2015, possibilitando a participação de discentes do curso de Engenharia Agronômica, viabilizando a interação entre os alunos e pessoas em processo de reintegração social, por meio da implantação da horta.

O objetivo geral do projeto é promover a reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como: dependentes químicos, doentes degenerativos e pessoas com distúrbios psíquicos; adolescentes sem amparo familiar ou apenas com o intuito de adquirir conhecimentos específicos; e famílias desamparadas socioeconomicamente. Além disso, busca a agregação de conhecimentos práticos e valores para os alunos e profissionais da FESB. 


Como objetivos específicos, destaca-se:  

  • Resgatar valores de jovens, adultos, famílias e comunidades, promovendo mudanças de comportamento e, assim, construindo cidadania; 
  • Apoiar o desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária; 
  • Transmitir conhecimento técnico-científico de modo que os beneficiados sejam capazes de desempenhar atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas; 
  • Despertar interesse do discente para a responsabilidade social, bem como pela extensão rural; 
  • Promover experiências aos discentes com projetos voluntários; 
  • Gerar renda e inclusão social de famílias no mercado local; 
  • Desenvolver habilidades como trabalho em equipe, tanto para os beneficiados e alunos. 

O projeto desenvolve-se a partir da solicitação do necessitado e/ou órgão da assistência social do município, e posteriormente, os alunos são designados para a elaboração do projeto. Em seguida, são agendadas reuniões e/ou visitas nos estabelecimentos com objetivo de identificar a real necessidade do solicitante e então, iniciar o processo de instalação da horta.  

Empresa Junior (EJ) - FESB JUNIOR Consultoria Agropecuária 

Em vista de inúmeras solicitações de serviços na área agronômica, na região bragantina, aliada à capacitação técnica-científica dos alunos, fundou-se, em novembro de 2017, a FESB Junior, uma Empresa Junior com objetivo de prestar consultoria agropecuária. A FESB Junior possui total autonomia e um plano acadêmico e estatuto próprios.

A FESB Junior é composta pela presidência, vice-presidência e seis diretorias. Cada departamento com suas funções específicas, assessorado por docentes do colegiado dos cursos de Eng. Agronômica e Medicina Veterinária, conforme área específica de cada consultoria/projeto. Além disso, conta com apoio de um Professor Tutor, que auxiliará na tomada de decisões de cada departamento; e ainda, terá total apoio dos professores responsáveis pelo Laboratório de Análise Química de Solos e Laboratório de Fitopatologia, especializado em diagnóstico de doenças em plantas. As áreas de atuação estão divididas em duas vertentes: área de engenharia agronômica e área de medicina veterinária. Na área de Engenharia Agronômica são: análise de solo e recomendação de adubação, grandes culturas, olericultura, pastagem, cafeicultura, arborização urbana, estudo de mercado.

grade curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular

coordenação

Profª. Dra. Cíntia Carla Avalhães Zancheta- coordagro@fesb.edu.br

Corpo Docente

Prof. Me. André Marcel Fonseca
Profa. Me. Isabel Cristina Ercolini Barroso - coordcien@fesb.edu.br
Profa. Dra. Maria Raquel de Godoy Oriani Costa Negro
Profª. Dra. Cíntia Carla Avalhães Zancheta- coordagro@fesb.edu.br
Prof. Me. Francisco Fambrini
Prof. Me. Rogério Brunherotto
Prof. Dra. Liliane Maria Romualdo
Prof. Jose Leandro Rossi
Prof. Dr. Fabrício Hada
Profa. Me. Virginia de Souza Bueno
Prof Dra Janaina Marque
Profª. Drª. Livia Moura de Souza
Profa. Me. Olinda de Cássia Garcia Sando
Prof. Esp. Ademir Paulo da Silva
Prof. Esp. João Batista Alves Silva
Profa. Dra. Michele Claúdia da Silva
Prof. Me. Pedro Henrique Monteiro Matarazzo
Profa. Me. Marcia Maria Rabelo Guimarães Kobori
Prof.º Dr. Fabrício Rogério Castelini
Duração: 10 semestres
Período: Matutino
Número de Vagas: 60