O Curso de Engenharia Agronômica será integralizado em 5 anos na modalidade presencial, com carga horária total de 4.217 horas, incluindo disciplinas teórico/práticas, estágio supervisionado, trabalho de conclusão do curso (TCC) e atividades complementares, atribuindo ao aluno o grau de Engenheiro Agrônomo. As disciplinas serão distribuídas durante o curso por 10 (dez) semestres e incluem as disciplinas regulares e as atividades complementares que se traduzem pela participação dos alunos em Seminários, Congressos, Simpósios, Palestras e eventos que possam ser realizados e organizados por eles.
O profissional formado em Agronomia tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.
O agrônomo cuida do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Ele acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos.
No que diz respeito à criação de animais, este profissional se ocupa da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abata.
Ele ainda gerencia os processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal.
Todo aquele que se identificar com o setor agrário, que tenha vontade de contribuir para o aumento da produção de alimentos e fibra no mundo, de forma socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta.
O curso de Engenharia Agronômica conta com corpo docente qualificado, sendo em sua maioria composto por mestres e doutores. Além da estrutura completa de laboratórios para realização de aula práticas (química, anatomia, microscopia e multidisciplinar), a FESB oferece uma ampla área para realização de pesquisas em Agricultura, a Fazenda Escola. Desde o início do curso, orientamos os alunos a realizarem projetos de iniciação científica, bem como projetos de extensão, visando colaborar com a sociedade bragantina. A exemplo disso, podemos citar o projeto "Uma horta de possibilidades", realizado junto aos moradores de rua, da Casa de Passagem de Bragança Paulista.
Além das práticas agrícolas que acontecem na Fazenda Escola, o corpo docente organiza diversas visitas técnicas em empresas nacionais e multinacionais, de forma a complementar o conhecimento transmitido em sala de aula, com objetivo de contribuir para a construção da network dos nossos alunos. Efetuamos ainda, anualmente, a Semana Agronômica, que consta de um ciclo de palestras proferidas por renomados profissionais da área, bem como diversas excursões para eventos de destaque no setor agrário.
realizar análises de solo e de plantas de produtores Bragança Paulista e região.
diagnosticar pragas, doenças e distúrbios nutricionais em plantas, atendendo alunos, ex-alunos, agricultores da região de Bragança Paulista e até mesmo grandes empresas interessadas em diagnóstico e controle de pragas e doenças.
A iniciativa de criação do projeto “Horta de possibilidades” surgiu no segundo semestre de 2015, possibilitando a participação de discentes do curso de Engenharia Agronômica, viabilizando a interação entre os alunos e pessoas em processo de reintegração social, por meio da implantação da horta.
O objetivo geral do projeto é promover a reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como: dependentes químicos, doentes degenerativos e pessoas com distúrbios psíquicos; adolescentes sem amparo familiar ou apenas com o intuito de adquirir conhecimentos específicos; e famílias desamparadas socioeconomicamente. Além disso, busca a agregação de conhecimentos práticos e valores para os alunos e profissionais da FESB.
Como objetivos específicos, destaca-se:
O projeto desenvolve-se a partir da solicitação do necessitado e/ou órgão da assistência social do município, e posteriormente, os alunos são designados para a elaboração do projeto. Em seguida, são agendadas reuniões e/ou visitas nos estabelecimentos com objetivo de identificar a real necessidade do solicitante e então, iniciar o processo de instalação da horta.
Em vista de inúmeras solicitações de serviços na área agronômica, na região bragantina, aliada à capacitação técnica-científica dos alunos, fundou-se, em novembro de 2017, a FESB Junior, uma Empresa Junior com objetivo de prestar consultoria agropecuária. A FESB Junior possui total autonomia e um plano acadêmico e estatuto próprios.
A FESB Junior é composta pela presidência, vice-presidência e seis diretorias. Cada departamento com suas funções específicas, assessorado por docentes do colegiado dos cursos de Eng. Agronômica e Medicina Veterinária, conforme área específica de cada consultoria/projeto. Além disso, conta com apoio de um Professor Tutor, que auxiliará na tomada de decisões de cada departamento; e ainda, terá total apoio dos professores responsáveis pelo Laboratório de Análise Química de Solos e Laboratório de Fitopatologia, especializado em diagnóstico de doenças em plantas. As áreas de atuação estão divididas em duas vertentes: área de engenharia agronômica e área de medicina veterinária. Na área de Engenharia Agronômica são: análise de solo e recomendação de adubação, grandes culturas, olericultura, pastagem, cafeicultura, arborização urbana, estudo de mercado.