Sobre o Curso

O Curso de Engenharia Agronômica será integralizado em 5 anos na modalidade presencial, com carga horária total de 3.600 horas, incluindo disciplinas teórico/práticas, estágio supervisionado, trabalho de conclusão do curso (TCC) e atividades complementares, atribuindo ao aluno o grau de Engenheiro Agrônomo. As disciplinas serão distribuídas durante o curso por 10 (dez) semestres e incluem as disciplinas regulares e as atividades complementares que se traduzem pela participação dos alunos em Seminários, Congressos, Simpósios, Palestras e eventos que possam ser realizados e organizados por eles.

Objetivo

 

  • Proporcionar conhecimentos fundamentais para o cultivo das plantas de forma equilibrada;
  • Introduzir o profissional de agronomia em conhecimentos de engenharia, habilitando-o a tomadas de decisões mais eficientes;
  • Capacitar o agrônomo a reconhecer, avaliar e propor procedimentos adequados ao tipo de solo;
  • Possibilitar a compreensão das inter-relações entre plantas, animais e o ambiente visando o diagnóstico, manejo e controle de doenças e de pragas de forma racional;
  • Conhecer os processos de beneficiamento, transformação e conservação de produtos agrícolas;
  • Capacitar o profissional em atividades zootécnicas, enfatizando o bem-estar animal;
  • Identificar e avaliar indicadores socioeconômicos e contribuir para a qualidade das cadeias produtivas agrícolas.      

carreira

O profissional formado em Agronomia tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.

O agrônomo cuida do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Ele acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos.

No que diz respeito à criação de animais, este profissional se ocupa da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abata.

Ele ainda gerencia os processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal.

Publico Alvo

Todo aquele que se identificar com o setor agrário, que tenha vontade de contribuir para o aumento da produção de alimentos e fibra no mundo, de forma socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta.

Mercado de Trabalho

  • O Engenheiro Agrônomo atua em todas as etapas do processo de produção animal e vegetal, desde o planejamento , processamento e comercialização.
  • Deve estar preparado para atuar como gestor, administrador, perito, coordenador, fiscal, consultor, professor e pesquisador das diversas áreas relacionas ao setor agrário.
  • O profissional pode gerenciar unidades de produção em áreas rurais, combater doenças e pragas em lavouras e rebanhos;
  •  Pode ainda projetar obras – como montagem de sistemas de irrigação e nivelamento de solo – em zonas rurais; 

Diferencial

O curso de Engenharia Agronômica conta com corpo docente qualificado, sendo em sua maioria composto por mestres e doutores. Além da estrutura completa de laboratórios para realização de aula práticas (química, anatomia, microscopia e multidisciplinar), a FESB oferece uma ampla área para realização de pesquisas em Agricultura, a Fazenda Escola. Desde o início do curso, orientamos os alunos a realizarem projetos de iniciação científica, bem como projetos de extensão, visando colaborar com a sociedade bragantina. A exemplo disso, podemos citar o projeto "Uma horta de possibilidades", realizado junto aos moradores de rua, da Casa de Passagem de Bragança Paulista.

Além das práticas agrícolas que acontecem na Fazenda Escola, o corpo docente organiza diversas visitas técnicas em empresas nacionais e multinacionais, de forma a complementar o conhecimento transmitido em sala de aula, com objetivo de contribuir para a construção da network dos nossos alunos. Efetuamos ainda, anualmente, a Semana Agronômica, que consta de um ciclo de palestras proferidas por renomados profissionais da área, bem como diversas excursões  para eventos de destaque no setor agrário.

grade curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular

coordenação e Corpo Docente

Prof. Me. André Marcel Fonseca
Profa. Me. Isabel Cristina Ercolini Barroso
Profa. Dra. Maria Raquel de Godoy Oriani Costa Negro
Profª. Dra. Cíntia Carla Avalhães Zancheta- coordagro@fesb.edu.br
Prof. Me. Francisco Fambrini
Prof. Me. Rogério Brunherotto
Prof. Dra. Liliane Maria Romualdo
Prof. Jose Leandro Rossi
Prof. Dr. Fabrício Hada
Profa. Me. Virginia de Souza Bueno
Prof Dra Janaina Marque
Profª. Drª. Livia Moura de Souza

Coordenação

Profª. Dra. Cíntia Carla Avalhães Zancheta- coordagro@fesb.edu.br
Duração: 10 semestres
Período: Matutino
Número de Vagas: 60