notícias

Notícias
11/05/2018

A FESB marca presença efetiva no V Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva e professoras são homenageadas  

A FESB - Fundação de Ensino Superior -  marcou presença no V Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva (Neuroedu 2018). E a participou não foi apenas como plateia. Ela foi efetiva. Com condução de oficina (pelas professoras. Maria de Lourdes da Silva e Vilma Bastos Machado), participação em painel (alunas do curso de Pedagogia) e apresentação de trabalho pela professora Maria de Lourdes da Silva (Malu). Teve até homenagem as duas professoras. O reconhecimento partiu da equipe de coordenação do evento e foi motivada pela participação das docentes nos cinco anos de realização do evento.

O encontro que aconteceu em abril na Faculdade de Ciências Médica - Unicamp teve como proposta apresentar leituras teóricas e práticas educativas resultantes de trabalhos educativos e científicos sobre as Neurociências aplicadas à Educação, especialmente, propondo uma revisão literária sobre a Educação Inclusiva. O evento contou com palestrantes importantes como o Prof. Dr. Li Li Min (FCM-UNICAMP);  Profº Ulisses F. de Araújo (UNIFESP-USP);  Profª Drª. Lilia R. de Souza Li (FCM-UNICAMP); Profª Drª. Ana Beatriz Barbosa Silva (UFRJ-USP) e a Profª Adriana Fóz (UNIFESP-USP), dentre outros convidados para as rodadas de debates e abertura de diálogo com o público presente.

A oficina dirigida por Maria de Lourdes da Silva e Vilma Bastos Machado teve como tema a Intervenção do professor nos distúrbios de aprendizagem. O objetivo foi apresentar a inclusão como novo paradigma da educação propondo atividades para os professores.

“O Trabalho do professor no ensino básico: a epilepsia na escola” foi o projeto apresentado pelas alunas do Curso de Pedagogia da FESB que participam do Programa de Iniciação Científica sob orientação da Profª Vilma Bastos. A pesquisa está em andamento em parceria com a aluna do curso de Mestrado Thais Pilon Ferro da UNICAMP

Já o trabalho apresentado pela professora Maria de Lourdes da Silva (Malu) foi intitulado “Ensino bilíngue através de jogos e materiais adaptados na educação infantil”.

 

Galeria de imagens