Integrada a comunidade bragantina, a FESB (Fundação de Ensino Superior) é parceira constantes de eventos com finalidades sociais. Em abril os cursos de Pedagogia e Letras se uniram a movimento em favor a acessibilidade, direitos e inclusão das pessoas com deficiência e participaram do “Dia da Conscientização da Inclusão Social”. O evento aconteceu na Arena do Lago e contou com a participação de diversas instituições.
Na oportunidade, os alunos dos cursos de Pedagogia e Letras, sob responsabilidade dos coordenadores: Profa. Malu Silva e Prof. Aparecido José Carlos Nazário realizaram atividades de: contação de história, pintura de rosto, escultura em balão. As atividades também contaram com a colaboração da professora Vilma Bastos Machado.
Da programação ainda constou a apresentação musical do aluno Giovani Bruto Castor ao violão, que foi acompanhado da profa. Malu Silva na interpretação em Libras, garantindo acessibilidade aos surdos presentes. A professora também fez a tradução em Libras de contação de histórias realizada pelo grupo Girasonhos.
Segundo a Profa. Malu Silva sempre que for possível e necessário, a FESB estará presente em eventos com esta finalidade social. “A intenção é contribuir com a promoção de lazer, respeito, acessibilidade e responsabilidade social às Pessoas com Deficiência”
O Prof. Aparecido José Carlos Nazário também demonstrou encantamento após o evento. “Se tivesse que definir em poucas palavras, diria que foi um grande ato de humanização e conscientização”, afirmou. “Fiquei fascinado ao ver o desempenho daquelas crianças e jovens em atividades tão diversas, mostrando que são capazes de desenvolver projetos incríveis e provando que o preconceito é uma maneira de negar oportunidades as pessoas que nos presenteiam com performances e ideias tão criativas. É preciso abrir nossas mentes para entendermos que as diferenças precisam ser mantidas e respeitadas e que é através delas que nos projetamos enquanto cidadãos capazes de entender o próximo e amá-lo sem barreiras”