notícias

Notícias
16/03/2018

Sala de aula do curso de História vira espaço cultural para receber alunos

Na FESB, sala de aula vira espaço cultural. Tudo isto para receber os ingressantes do curso de História de 2018. O espaço foi preparado pela coordenação do curso, com exposição de trabalhos, resultados de oficinas e projetos, maquetes do Brasil Império e da Grécia Antiga, máscaras de medusa, painéis das culturas asteca e medieval, jornal sobre a História do Brasil, livretos sobre a Revolução Francesa, jogos de memória conceituais e atividades diversas.

“A exposição teve a intenção de destacar as práticas pedagógicas do curso de História, evidenciando nossa preocupação não apenas com a mediação do saber, mas, igualmente, com o saber fazer”, ressaltou a coordenadora do curso profa. Dra. Renata Cardoso Belleboni Rodrigues. “Em nosso curso de formação de professores, para além dos conteúdos estudados, os discentes aprendem como fazer uso de metodologias diferenciadas que poderão utilizar em sua futura profissão.”

Renata Rodrigues ainda destacou o caráter cultural da mostra ao explicar que, ao mesmo tempo que as peças expostas mostravam elementos culturais de temporalidades e lugares históricos distintos, traziam as marcas das interpretações contemporâneas das temáticas ali presentes. A professora também ressaltou que dentre as atividades práticas do mês de fevereiro, na disciplina “Ensino de História: Teoria e Prática”, sob responsabilidade do professor Dr. José Fernando Teles da Rocha, os discentes puderam analisar o uso do celular como ferramenta pedagógica para pesquisa e elaboraram minilivros sobre a Revolução Francesa.

“Os trabalhos preparados e apresentados são exemplos claros de que a história é viva, está aí para ser reinterpretada, recriada, reescrita. Além disso é atraente e seu ensino não precisa e não pode ser tradicional”, concluiu a coordenadora do curso.

Download

Galeria de imagens