notícias

Notícias
16/03/2018

Coordenadora do curso de História afirma que aula inaugural da graduação foi um exercício da prática cidadã

“Tivemos uma primeira oportunidade de exercitarmos nossa prática cidadã com o intuito de repensarmos e reescrevermos nossa história”. A afirmação é da coordenadora do curso de História da FESB professora Dra. Renata Cardoso Belleboni Rodrigues e foi manifestada ao encerrar Mesa Redonda que teve como temática a “Democracia na História e História da Democracia”. O evento que marcou o início no ano letivo de 2018 da graduação, aconteceu em 5 de março e teve como objetivo enfatizar a importância de reflexão sobre a situação política atual.

Renata Rodrigues abriu o debate fazendo um relato sobre o surgimento da democracia em berço grego, apresentando tanto as características dessa forma de governo quanto enfatizando conceitos como demos, poder/soberania, isonomia, isocracia, isegoria, dentre outros, que possibilitavam a dinâmica democrática. Na sequência, a professora Esp. Nathálya Ferreira Raseira levou os ouvintes a uma viagem pelo Brasil Colônia e Império, ressaltando a prática de um poder político moderador que procurava atender muito mais às exigências de um contexto externo do que as necessidades do povo brasileiro. A contemporaneidade ficou a cargo do professor Esp. Pedro Marcelo Galasso, que explanou sobre as características da democracia liberal (o que preconiza, o que defende e como se posiciona a respeito das ações de todos nós quando protestamos acerca das decisões de alguns de nossos representantes).

“No debate, os questionamentos propostos pelos professores, alunos, ex-alunos e visitantes presentes só fizeram enriquecer nossa reflexão e nos dar a certeza de que muito ainda precisa ser esclarecido, compreendido e debatido sobre a democracia”, analisou a professora Renata Rodrigues, ao anunciar que o ano terá muitos encontros como este, além de atividades como oficinas, projetos e eventos.

Galeria de imagens