notícias

Notícias
27/02/2018

Curso de História da FESB promove debate sobre “Democracia na História e História da Democracia”

“Cabe a nós, cidadãos brasileiros, refletirmos sobre nossa situação política atual”. A afirmação foi feita pela profa. Dra. Renata Cardoso Belleboni Rodrigues, coordenadora da graduação de História da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) ao fazer convite para Mesa Redonda que o curso promoverá sobre “Democracia na História e História da Democracia”. Aberto ao público, o evento é gratuito e acontece na segunda-feira (5), às 19h30, no Centro Cultural da faculdade. Da Mesa, além da professora, também participarão como palestrantes a Profa. Esp. Nathálya Ferreira Raseira e Prof. Esp. Pedro Marcelo Galasso.

“Temos visto, nas diferentes mídias, que alguns conceitos vêm se cristalizando de forma preocupante: corrupção, delação, desvio de verbas, uso indevido do poder público tornaram práticas banais em nosso país. Como agir perante tanto descaso por parte de nossos representantes, eleitos por nós? Como nos posicionarmos frente a uma democracia que se revela frágil?”, ao mesmo tempo que a professora Renata Rodrigues questiona , ela já responde e aponta o conhecimento da história, como o primeiro caminho para a análise.

A coordenadora do curso ainda explicou que a Mesa Redonda tem como um dos objetivos, o de iniciar uma reflexão pautada no conhecimento do contexto do surgimento da democracia no Ocidente, em terreno grego, enveredando pelas nuances políticas de nosso Brasil Colônia e Império, para chegar a uma análise da contemporaneidade. “Sem vieses partidários ou ideológicos, o curso de História vem oferecer a oportunidade de um debate sobre nossa prática cidadã, sobre a necessidade de, coletivamente, repensarmos e reescrevermos nossa história”, concluiu.