Fesb

notícias

Notícias
01/02/2018

Curso de História inicia as atividades docentes com um desafio a cumprir: Aulas Nota 10!

Planejar aulas nota 10. O desafio foi lançado pela coordenadora do curso de História da FESB, Profa Dra. Renata Cardoso Belleboni Rodrigues, durante a reunião do colegiado de terça-feira (30) e, de imediato, foi assumido pelos professores. Ela fez questão de salientar que a qualidade sempre existiu, mas a ideia é de melhoria continua. “Em tudo que se faz, há sempre uma maneira de fazer melhor”, acrescentou.

Renata Rodrigues explicou que o colegiado se empenhará em se autoavaliar, em refletir sobre própria prática docente, sobre os objetivos que pretendem dentro das disciplinas que ministram e sobre as estratégias pedagógicas que serão utilizadas para a mediação do conhecimento histórico. “É um compromisso com a oferta de um ensino de qualidade aos professores em formação”, ressaltou. “A iniciativa, com certeza, trará resultados muito positivos no processo de ensino-aprendizagem. Garantirá que o desejo de uma formação de qualidade se concretize”.

A coordenadora ainda informou que durante a reunião foram levantadas reflexões importantes acerca do papel do professor, da avaliação da aprendizagem, das metodologias ativas e das práticas como componentes curriculares. “O debate em torno destas questões mostrou-se proveitoso uma vez que se concretizou a certeza de que o colegiado pensa a Educação, o ensino e a formação do docente de História de forma análoga, porém, não uniforme”, analisou ao dizer que o que pode parecer um problema é, na verdade, um dos pontos mais fortes do curso. “Pois, quando abordamos assuntos relativos ao homem, às culturas onde este está inserido, às suas criações (religiões, política, modo de viver em sociedade etc.) e experiências, não podemos homogeneizar os olhares. Temos homens, culturas, histórias em consonância com essa pluralidade, diferentes olhares sobre a educação e o ensino. Diferentes, mas não conflitantes.  Diversos, mas complementares”, concluiu, mas não sem antes mandar um recado também aos estudantes: “Aos alunos ingressantes e àqueles já em formação fica um convite: abracem este desafio conosco! Que tal o desafio de serem alunos nota 10!”.