notícias

Notícias
09/12/2017

Alunos de Ciências Biológicas fazem visita técnica na Ilha do Cardoso

Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC). Este foi o local escolhido pelo Curso de Ciências Biológicas da FESB, para promover sua viagem de estudos. A atividade aconteceu no primeiro final de semana de dezembro (dias 2 e 3) e envolveu mais de 37 participantes, entre alunos, professores e convidados. Localizado no extremo sul do litoral de São Paulo, no município de Cananéia, o parque foi criado em 1962. Numa área de 15.100 hectáres, no local são encontrados todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira, proporcionando uma variedade extraordinária de ambientes e uma elevada diversidade biológica.

O grupo de Ciências Biológicas foi conduzido pelo professor André Alberto e a recepção não podia ser melhor: durante o trajeto de mais de duas horas, da Cananéia ao PEIC, a equipe, embarcada em uma escuna, além de apreciar as belezas naturais da Mata Atlântica, ainda recebeu as boas vindas dos golfinhos, chamados de botos cinzas.  

Eles ainda exploraram as restingas (ecossistemas costeiros cujos solos são arenosos e salinos, com vegetação herbácea e arbustiva adaptadas as condições limitantes impostas a esse tipo de ambiente) e conheceram a vila de Ararapira, no Estado do Paraná. O vilarejo, chamado de vila fantasma, está localizado dentro do Parque Nacional do Superagui. Mais, o momento mais divertido ficou por conta das trilhas feitas dentro do mangezal. Onde os estudantes além de aprenderem muito, deram muitas risadas. Considerados os “berçários” de vida dos oceanos, os manguezais são ecossistemas muito especiais porque a mistura das águas doce dos rios e salgada do mar propicia o desenvolvimento de uma vegetação diferenciada e uma fauna rica e diversificada

Galeria de imagens