notícias

Notícias
09/12/2017

FESB leva a maior delegação de sua história para Congresso Nacional  de Iniciação Científica (CONIC)  

Com 37 representantes a FESB participou, no final de novembro, do 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP). Segundo o professor Rodrigo Mendes Rodrigues - coordenador do Programa de Iniciação Científica da instituição (PIC) -  foi à maior delegação de pesquisadores da história da FESB a participar de um congresso nacional.

A edição deste ano do  CONIC obteve mais de 4500 trabalhos inscritos, sendo que somente 2100 foram selecionados. “E A FESB estava entre eles. O que demonstra a excelência e qualidade de nossos professores e alunos pesquisadores. Para nós, todos já são vencedores”, enfatizou Rodrigo Mendes.

O Congresso Nacional de Iniciação Científica tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as Instituições de Ensino Superior, o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho.

Alguns dos trabalhos apresentados pela FESB no CONIC foram: “Levantamento da Fauna Edáfica na Reserva Particular do Patrimônio Natural do bairro da Serrinha - Bragança Paulista” (curso de Ciências Biológicas;  Orientadora: Profª Virginia de Souza Bueno; Alunos pesquisadores: Igor André Costa, Guilherme de Almeida/  Curso de Engenharia Agronômica; Alunos pesquisadores: Gabriele Narce, Pedro Moura Veiga de Barros, Vitoria Rosa); “Religião e Consumo: O Progresso do Mercado Religioso Brasileiro após o advento da Liberdade Religiosa” (curso de História; Orientador: Rodrigo Mendes Rodrigues; Aluno pesquisador: André Patrício Queirolo); “O Trabalho do Professor com Inclusão Escolar no Ensino Básico: A Epilepsia na Escola” (Curso de Pedagogia; Orientadora: Profª Vilma Bastos Machado; Alunos pesquisadores: Aline Oliveira, Brenda Andrade dos Santos, Carla de Oliveira Spiguel, Caroline Fernandes, Denise de Fátima Oliveira B. Ruiz, Fernanda Souza Queiroz, Gabriela Leme Rosa, Geovana Dias, Giovanna Gomes de Souza, Jéssica F. M. de Souza, Josimara Romano, Karina Faria da Rosa, Laiza Mirela, Leandra Ikeda de Morais, Márcia Cristina Soato, Rafaela Oliveira Sousa, Raíssa Lara, Stefania Achini, Talita Kaiser Marques, Tamara Marques); “A Proteção Social Não Contributiva E Seus Serviços e Benefícios: O Cotidiano da Política de Assistência Social em Bragança Paulista”( curso de Serviço Social; Orientadora: Profª Gisele Aparecida Bovolenta; Alunos pesquisadores: Carolina Rodrigues, Claudia Rosivania de Santana, Juliana Lopes da Silva, Maria José Carvalho Brasilino, Nayara P. Vianna dos Santos, Susana Aparecida Pereira Magdalena)

Galeria de imagens