notícias

Notícias
09/11/2017

Prêmio Professores do Brasil : Professora da FESB conquista 3ª colocação do Estado de São Paulo

Com a prática “De gota em gota construindo saberes sobre água através da produção de alimentos”, a professora do curso de Pedagogia e Ciências Biológicas da FESB, Maria Cristina Munoz Franco conquista o 3º lugar, do estado de São Paulo (categoria Educação Infantil – Anos Iniciais), no Prêmio Professores do Brasil. O projeto premiado foi aplicado na escola municipal Coronel Ladislau Leme, onde ela também leciona, no 2º ano do ensino fundamental.

“Estou super feliz e satisfeita com o reconhecimento. Se pensar que  o Estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil e, portanto, com o maior número de professores na rede pública, ficar entre os melhores do país, numa condição de destaque, é uma honra”, afirmou  Maria Cristina Munoz, ao contar que seus alunos também vibraram muito quando souberam do resultado.

A colocação de Maria Cristina Munoz, além de garantir a ela um certificado do MEC de prática pedagógica de destaque, abriu a possibilidade da professora ser selecionada para apresentar seu projeto no Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de  2018, em Brasília.

Sobre a prática premiada, Maria Cristina Munoz relatou que consistiu na construção de uma horta com um sistema de irrigação por gotejamento. A ideia, segundo ela, foi trabalhar o uso consciente da água, a partir da contextualização da produção de alimentos. “ Afinal é sabido que, de toda água que o ser humano consome, 70% vai para a produção de alimentos ou seja para a agricultura”. A professora contou que para isso, foram desenvolvidas varias atividades interdisciplinares, com matemática, língua portuguesa, entre outras. “Possibilitando aos alunos,  a construção do conhecimento com base no uso de uma situação real”, acrescentou.

Em sua 10ª edição, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A cerimônia de premiação da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil será realizada em 18 de dezembro, na Praça das Artes, em São Paulo.

Download

Galeria de imagens

Professora Maria Cristina Munoz e seus alunos