Com a prática “De gota em gota construindo saberes sobre água através da produção de alimentos”, a professora do curso de Pedagogia e Ciências Biológicas da FESB, Maria Cristina Munoz Franco conquista o 3º lugar, do estado de São Paulo (categoria Educação Infantil – Anos Iniciais), no Prêmio Professores do Brasil. O projeto premiado foi aplicado na escola municipal Coronel Ladislau Leme, onde ela também leciona, no 2º ano do ensino fundamental.
“Estou super feliz e satisfeita com o reconhecimento. Se pensar que o Estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil e, portanto, com o maior número de professores na rede pública, ficar entre os melhores do país, numa condição de destaque, é uma honra”, afirmou Maria Cristina Munoz, ao contar que seus alunos também vibraram muito quando souberam do resultado.
A colocação de Maria Cristina Munoz, além de garantir a ela um certificado do MEC de prática pedagógica de destaque, abriu a possibilidade da professora ser selecionada para apresentar seu projeto no Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2018, em Brasília.
Sobre a prática premiada, Maria Cristina Munoz relatou que consistiu na construção de uma horta com um sistema de irrigação por gotejamento. A ideia, segundo ela, foi trabalhar o uso consciente da água, a partir da contextualização da produção de alimentos. “ Afinal é sabido que, de toda água que o ser humano consome, 70% vai para a produção de alimentos ou seja para a agricultura”. A professora contou que para isso, foram desenvolvidas varias atividades interdisciplinares, com matemática, língua portuguesa, entre outras. “Possibilitando aos alunos, a construção do conhecimento com base no uso de uma situação real”, acrescentou.
Em sua 10ª edição, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A cerimônia de premiação da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil será realizada em 18 de dezembro, na Praça das Artes, em São Paulo.