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02/10/2017

Coordenadora de Pedagogia da FESB apresenta nova metodologia para o ensino da Língua Portuguesa escrita para alunos surdos

Sempre difundido conhecimento e levando informação sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a coordenadora do curso de Pedagogia da FESB, professora Maria de Lourdes da Silva (Malu) tem sido figura marcante e referência nos encontros que tratam sobre o assunto. Nos últimos meses ela participou de três eventos distintos, palestrando sobre a legislação e apresentando trabalhos que visam a inclusão.

A LBI entrou em vigor em janeiro de 2016, após 15 anos de tramitação e um árduo trabalho de consultas e audiências públicas por todo o Brasil. A legislação assegura e institui direitos em áreas fundamentais como a da educação. Segundo Malu é de suma importância que os profissionais da educação conheçam e reflitam sobre este documento. “Afinal, é nosso dever como educadores, proporcionar às pessoas com deficiência (PCD) uma melhor qualidade de ensino”, ressaltou.

Em agosto Malu palestrou sobre a “Lei Brasileira de Inclusão e sua aplicabilidade na educação”, durante a ‎ Semana da Diversidade, promovida pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança Paulista. No mês seguinte marcou presença em mais dois importantes eventos. O primeiro foi em Salvador, no VIII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e I Encontro Internacional de Educação e Ludicidade, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o congresso, Malu apresentou o artigo: “Recursos midiáticos no processo de letramento dos alunos surdos”, em parceria com Luis Ernesto González Abeldano, dentro do eixo temático “Ludicidade, Cultura midiática, Letramento Digital e multimídias”. O trabalho demonstrou alguns recursos midiáticos utilizados em sala para atendimento de itinerância e interlocução da LIBRAS, onde foram desenvolvidos: o ensino da LIBRAS  e Língua Portuguesa escrita. “O que motivou este estudo foi a necessidade e a possibilidade de buscar caminhos para o processo de letramento dos surdos”, explicou Malu ao afirmar que dessas experiências, com os recursos midiáticos, resultou uma nova metodologia para o ensino da Língua Portuguesa escrita para alunos surdos.

No mesmo mês, a professora também participou do II Congresso de Educação da Faculdade XV de Agosto (Socorro), desenvolvendo uma oficina sobre: “Práticas de Alfabetização e Letramento na Educação de alunos surdos”. O objetivo foi apresentar aos participantes materiais, jogos, atividades adaptadas, recursos midiáticos entre outros, que auxiliam no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos (Educação Infantil e Ensino Fundamental), bem como utilizá-los na prática pedagógica a fim de conduzí-los à apropriação da Libras e da Língua Portuguesa escrita, como segunda língua.

 

 

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II Congresso de Educação da Faculdade XV de Agosto