A Fundação de Ensino Superior (FESB) sediou o 26º Simpósio Regional de Saúde Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP). O evento aconteceu a semana passada no Espaço Cultural da instituição e reuniu a diretoria das duas entidades, profissionais e estudantes.
“Esses eventos são essenciais para atualizar e qualificar os profissionais da região. Além disso, é uma oportunidade para debater ações sobre saúde animal e humana com a comunidade acadêmica que enriquecerão a nossa profissão”, destacou o presidente do Conselho, Dr. Mário Eduardo Pulga.
O presidente da FESB, Adilson Octaviano, também ressaltou a importância da faculdade sediar um encontro desta natureza e agradeceu o empenho do médico veterinário e conselheiro do CRMV, Otavio Diniz para que o evento acontecesse em Bragança.
A primeira palestra foi ministrada pela Dra. Marise Andri Piotto, da IBVET, com o tema “Diagnóstico do Mormo na Equideocultura Brasileira”. O mormo é uma doença infectocontagiosa reemergente, causada pela bactéria Burkholderia mallei, que atinge principalmente os equídeos (equinos, asininos e muares) podendo, ainda, acometer o homem.
O segundo tema abordado foi “Brucelose Humana reemerge como preocupante doença ocupacional” e teve como palestrante a Dra. Margareth Genovez, tesoureira e presidente da Comissão de Saúde Animal do CRMV-SP, ex-diretora do Centro de Sanidade Animal do Instituto Biológico de São Paulo (IB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental para o Agronegócio do mesmo Instituto. Disseminada por todo o território nacional, a brucelose é uma doença que vem afetando tanto o gado de corte como o gado de leite, e atinge a população de bovinos e bubalinos. Além de não ter cura, a brucelose pode ser transmitida ao ser humano e causar infertilidade em homens e mulheres.