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14/09/2017

Estudantes de Pedagogia e de Letras participam de visita técnica ao Museu da Inclusão

Aprimorar o saber sobre a  trajetória da educação especial e inclusiva no Brasil. Este foi o intuito de visita técnica que estudantes do curso de Pedagogia e de Letras fizeram ao Memorial da Inclusão (SP), no final de agosto. “O objetivo foi proporcionar aos nossos alunos o contato com o que está sendo realizado em relação aos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou a Prof. Me. Vilma Bastos Machado. “Foi um resgate da história que trabalhamos em sala de aula”. Na oportunidade, acompanhada de monitora especializada, o grupo também visitou a sala sensorial.

Funcionando dentro do Memorial da América Latina, o Memorial da Inclusão reúne cerca de 600 documentos que relatam o movimento social da pessoa com deficiência, bem como sua luta e suas conquistas. Dentro do espaço, encontram-se registros que tratam dos sentidos na comunicação - deficiência auditiva; vídeos de depoimentos de pessoas com deficiência, que expõem suas lutas e conquistas; exemplos de países que aderem a uma educação inclusiva; registros de campanhas destinadas às pessoas com deficiência; leis que tratam do direito das mesmas e ainda diversos exemplos de atletas que superaram sua deficiência e conquistaram seu espaço na sociedade.   O objetivo do Memorial da Inclusão é traçar os caminhos das pessoas com deficiência em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva e provar que a iniciativa contribuiu para as conquistas constitucionais e legais e um maior reconhecimento da sociedade sobre a pessoa com deficiência.

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