notícias

Notícias
19/08/2017

FESB abriu o semestre com aulas inaugurais das disciplinas de psicologia de Educação, Social e da Adolescência

O segundo semestre do ano letivo na FESB, nem bem tinha iniciado e as atividades já estavam “a todo vapor”. Além das aulas normais, muitas ações paralelas deram o tom de integração, estimulando os estudantes a retomarem o ritmo de estudos e aprendizado.

Logo na segunda semana de agosto, aconteceram três aulas inaugurais de cursos diferentes. Na quarta (9) foi a da disciplina Psicologia da Educação”, envolvendo os estudantes de História, Letras e Ciências Biológicas. E na sexta (11) foram mais duas aulas. Uma delas para o curso de bacharelado em Serviço Social (disciplina Psicologia Social) e a outra para Letras (disciplina Psicologia da Adolescência). Os eventos foram organizados pelo professor Sandro Silva Araujo em conjunto com os alunos.

História, Letras e Ciências Biológicas

O tema escolhido para a aula inaugural de Psicologia da Educação” foi: “A Psicologia da Educação como ferramenta ao Professor do Século XXI”. Assunto abordado pela professora, pedagoga e psicopedagoga Maria Edmir Adolpho de Albuquerque Maranhão. Dona Nenê, como carinhosamente é conhecida, partilhou com os alunos, sua experiência como professora de didática e metodologia, coordenadora pedagógica, coordenadora do magistério, além de diretora pedagógica e secretaria da Educação.  Agora aposentada, escreve em sites educacionais, realiza palestras sobre a Educação com base no livro “Educar”, de sua autoria e partilha seu conhecimento com os novos professores e estudantes.   

Serviço Social

Para os alunos de Serviço Social, a aula inaugural foi ministrada pela psicóloga, especialista em psicologia do esporte Ana Célia Freitas Fonseca. O tema foi “A Psicologia Social como instrumento de Acolhida e Promoção Humana no Serviço Social”. Com experiência em psicologia hospitalar e social comunitária, Ana Célia Freitas Fonseca tem atuação em hospital público, no sistema penitenciário (centro de ressocialização e penitenciária) e Delegacia de Defesa da Mulher. Atualmente desenvolve também atividade junto a crianças e adultos participantes do Projeto de Judô “Criando Campeões

 Letras

A aula inaugural de Psicologia da Adolescência foi conduzida pela psicóloga, especialista em psicossomática psicanalítica e em psicologia clínica, Melina Capra Ramos. O tema foi: “Encarando a Adolescência, um olhar da Psicologia”. A palestrante, com experiência em psicologia da adolescência, com ênfase em psicologia social, escolar e clínica, tem atuação em instituições filantrópicas, escolar e consultório particular. Além da ação junto Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e como orientadora educacional no Ensino Básico.

Galeria de imagens