Notícias
notícias
Visita ao Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca
No dia 26 de Abril, os alunos dos cursos de Biologia, Letras e História, fizeram uma viagem com a qual puderam ampliar seus conhecimentos.
Com destaque para as pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do Modernismo Brasileiro, a mostra “Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil” com 58 obras de 38 diferentes artistas acompanhadas de 46 fragmentos de poemas de 23 consagrados autores brasileiros.
Também puderam visitar: Venha conhecer “ Alemanha de A a Z “
Como parte da programação da Temporada “ Alemanha + Brasil 2013-2014, o Goethe – Institut e o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, promovem a exposição “ Alemanha de A a Z”.
A mostra apresentou um pouco da rica cultura alemã, aspectos de sua história, da língua alemã e muitas curiosidades. Visitando esta exposição, por ex: pode-se descobrir quantas salsichas são consumidas anualmente no país, o que os alemães mais gostam de presentear no Natal e até mesmo que o “jardim de infância “ é uma ideia originária da Alemanha e que se espalhou pelo mundo.
Valendo-se das 26 letras do alfabeto e uma série de imagens e elementos interativos, a exposição ofereceu uma visão bem humorada, educativa e autocrítica do país e de seus habitantes. Começando pela letra A de “arbeit” ( trabalho em alemão) a mostra proporcionou uma viagem sensorial pela Alemanha e um interessante panorama sobre sua história, política e cultura.
Foi incentivada a visita ao prédio da Pinacoteca do Estado onde puderam visitar:
Temporada da Alemanha no Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, estava apresentando a exposição ZERO. Pela primeira vez no Brasil, a mostra apresenta uma visão geral com enfoque temático dessa vanguarda internacional que, no final da década de 1950 e início da década de 1960, por meio de arranjos pictóricos dispostos em série e estruturas de luz vibratórias, alterou de forma decisiva a arte do período pós-guerra.
Também puderam apreciar a instalação Casamata, de Laerte Ramos (São Paulo, SP, 1978). Realizada especialmente para o Projeto Octógono Arte Contemporânea, a instalação é composta por 102 peças de cerâmica – Casamatas – de 34 formatos distintos e 44 peças – Columbiformes – de dois tamanhos diferentes que reproduzem pombos em bronze patinados de branco e que serão distribuídos pelos dois pátios do museu.
Galeria de imagens