“A sustentabilidade não acontece mecanicamente. Resulta de um processo de educação pela qual o ser humano redefine o feixe de relações que entretém com o Universo, com a Terra, com a natureza, com a sociedade e consigo mesmo”. Valorizando esta afirmação do teólogo Leonardo Boff, o curso de Ciências Biológicas da FESB promoveu, nos dias 11 e 12 de maio, o Fórum Educação e Sustentabilidade. “ O objetivo foi estimular o intercâmbio de ideias sobre o tema, possibilitar a reflexão sobre soluções e, principalmente, agregar valores aos saberes acadêmicos”, afirmou a coordenadora Profa. Me. Isabel Cristina Ercolini Barroso.
No primeiro dia, o debate teve como tema a Agroecologia e Empoderamento Feminino, além da exibição de dois curtas metragens: “Sementes da liberdade” e “As sementes”. A condução ficou por conta das professoras Me. Virginia de Souza Bueno e Virginia Pinto Coelho. No segundo dia, a palestra sobre Sustentabilidade e Permacultura: princípios e valores para uma vida mais sustentável para todos os seres, ficou a cargo dos especialistas Carla Nicolini e Daniel Bonamim.
“Trabalhar pela reintegração ser humano/natureza, multiplicar conhecimentos, valores e boas práticas, gerando bem-estar e saúde integral a todos os seres e ao Planeta. Tudo isso vem ao encontro do que o profissional das Ciências Biológicas deve, entre outras coisas, entender e praticar”, ressaltou a coordenadora do curso.