Com objetivo de oferecer ensino de qualidade, atualizado e em sintonia com recursos tecnológicos disponibilizados no mercado, os alunos do 5º semestre de Medicina Veterinária da FESB participaram de aula teórico prática sobre anestesia veterinária, com uso de ventilador pulmonar eletrônico. A atividade foi desenvolvida dentro da disciplina e Anestesiologia Veterinária, que é aplicada pelo professor João Francisco de Azevedo Mattos.
Para que a prática acontecesse, segundo o professor João Mattos, foram feitas duas castrações de fêmeas caninas. Cirurgias que foram comandadas pela veterinária Marcela Blum de Moraes. Durante todo o procedimento, os ventiladores foram utilizados, criando a oportunidade aos alunos de visualizarem e compreenderem o funcionamento do equipamento. A demonstração do aparelho, com explanações teóricas sobre seu uso ficou a cargo de Rodrigo Yamada, intensivista do hospital São Luiz (SP).
O Professor João Mattos explicou que o diferencial do produto apresentado, além de ser eletrônico, é a capacidade de ventilar, com um único equipamento, animais de pequeno, médio porte, até 300 kg. Para isso, basta o médico veterinário selecionar o perfil do animal e o aparelho inicia a ventilação dentro dos parâmetros necessários para o tamanho do pet de forma rápida e automática.
“Foi uma aula bastante enriquecedora para os alunos. Uma oportunidade única de colocá-los em contato com inovações que contribuem para o dinamismo do desempenho profissional, diminuindo as margens de erro e oferecendo resultados eficientes. ”, avaliou o professor.