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10/04/2017

Por que ser professor hoje?

Por que ser professor hoje? Eis uma questão de fácil resposta. Porque a sociedade precisa deste profissional. Mas esta resposta não convence a muitos em uma época em que importa mais uma carreira valorizada, com certo prestigio social e salários condizentes com as atividades exercidas.

Sabemos que há duas formas principais para se ingressar em uma profissão: a prática, onde se aprende pelo exemplo, pelo ensino informal e por meio dos cursos técnicos profissionalizantes e cursos superiores. No primeiro caso, geralmente o aprendizado é mediado por alguém formado na área ou que tenha alguma experiência. Não necessariamente é exigido destes “mestres” uma didática que chamaremos aqui de professoral. Mas àqueles que estão inseridos nos centros de formação educacionais, a legislação brasileira impõe a condição do “saber ensinar” e ainda pressupõe que os professores conheçam dinâmicas didáticas diferenciadas.

De onde uma nova questão se propõe: onde buscar os exemplos dessas dinâmicas pedagógicas diferenciadas? Mais uma vez propomos duas respostas. Há inúmeros livros de autores nacionais e estrangeiros que tratam do assunto. O leque de opções é amplo e oferece exemplos dos mais simples aos mais elaborados, com poucos ou muitos recursos materiais. Uma segunda alternativa é buscar cursos específicos que ensinam a elaborar, aplicar e avaliar as diferentes dinâmicas pedagógicas de acordo com os objetivos e público alvos. No entanto, nestas duas possibilidades, há um fator comum e de relevância imperiosa: tanto os autores dos livros quanto os professores dos cursos têm experiência, vivência dessas práticas.

Mas de nada adianta “aprender a ensinar” se a vontade de formar, transformar e compartilhar conhecimentos não for nata ao indivíduo que se propõe a ensinar. Muitos chamam esta vontade de aptidão, de vocação. Não estão errados. É preciso vocação para ser professor. É preciso um “querer”.

Embora a sociedade esteja aberta e receba profissionais apenas com experiência nas diferentes atividades, o mercado de trabalho preconiza o profissional com diploma e certificados. Para isso, foi necessário que o indivíduo participasse de cursos com professores mediando o conhecimento.

Dessa forma, nossa resposta inicial, ser professor porque a sociedade precisa deste profissional, traz consigo o peso da responsabilidade de fomentar o país com a formação de profissionais, de todas as áreas, qualificados e transformadores de toda uma realidade sócio-política-cultural.

Por que ser professor hoje? Pelo mesmo motivo que na Antiguidade, no Medievo, na Modernidade ou início da Contemporaneidade: para dar alicerces seguros à toda e qualquer cultura humana!

 

Renata Cardoso Belleboni Rodrigues

Coordenadora do Curso de Licenciatura em História

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