Fesb

notícias

Notícias
06/04/2017

Centro Dia do Idoso passa a contar com Avaliação e Aconselhamento Nutricional do NUTRIFESB  

Que alimentação saudável é sinônimo de vida com qualidade e longa, ninguém duvida. O difícil é colocar esta equação em prática e saber preparar um cardápio balanceado com tudo o que organismo necessita para se manter equilibrado. Principalmente quando se chega na terceira idade, momento em que o apetite costuma diminuir, mas as necessidades de proteínas, vitaminas e minerais continuam a existir nas mesmas proporções.

Pensando nisso o NUTRIFESB (Ambulatório de Nutrição da FESB) se uniu ao Centro Dia do Idoso de Bragança Paulista, com o objetivo de avaliar o estado nutricional e contribuir para a melhora na qualidade de vida dos idosos que frequentam a unidade.  Além disso, a coordenadora da NUTRIFESB, professora nutricionista Taciana Panuncio, afirmou que parceria também visa proporcionar aos estagiários do NUTRIFESB a vivência da nutrição clínica em equipe multiprofissional. “Oportunidade que permitirá ao aluno vivenciar conceitos teóricos na prática clínica, assim como, relacionar a disciplina de nutrição clínica à outras disciplinas - como saúde pública, segurança alimentar, ciclos de vida, bioestatística e psicologia aplicada a nutrição, ressaltou. “Sem esquecer que a iniciativa ainda mantém o estudante integrado com a comunidade onde ele vive”.

A primeira visita ao Centro Dia do Idoso já foi feita. Na oportunidade foi realizada avaliação nutricional individual e antropométrica, com aferição do peso, altura, altura do joelho, cálculo do índice de massa corporal, circunferência da panturrilha, circunferência do braço e prega do músculo adutor do polegar. “Tais medidas são necessárias para a avaliação do estado nutricional do idoso e para orientação das condutas a serem fornecidas para instituição, assim como, para indicar qual idoso necessita de maior atenção quanto a sua alimentação e suplementação”, explicou Taciana Panuncio.

O próximo passo será apresentar a equipe interdisciplinar do Centro Dia do Idoso um relatório demonstrativo com os resultados das avaliações, promover o aconselhamento nutricional dos idosos, com palestra lúdica e bingo dos alimentos e desenvolver a socialização e integração com a equipe do NUTRIFESB.

Também está prevista reunião com familiares dos idosos para exposição dos resultados e difusão de orientações que contribuam com a melhoria da qualidade da alimentação do idoso, além de nova avaliação programada para o segundo semestre do ano, quando serão comparados os resultados.

Em funcionamento desde 2014, o Centro Dia do Idoso proporciona acolhimento e proteção aos idosos semi dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover os cuidados necessários durante o dia ou em parte dele. O centro atende o público com mais de 60 anos, de ambos os sexos.De acordo com a coordenadora da unidade, a assistente social Edmara Leme Porto Eleutério, o serviço oferece 4 refeições diárias, assim como, atividades socioassistenciais e socioeducativas. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. A unidade está localizada na avenida Euzébio Savaio - 900

 

Download

Galeria de imagens