Fesb

notícias

Notícias
09/02/2017

Pesquisa realizada por ex-aluno da FESB é capa de revista científica internacional

Mais uma vez os acadêmicos da FESB se mostram preparados para a carreira profissional, para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e ainda serem destaques no meio científico. Desta vez, a boa notícia veio com Leandro F. Oliveira (graduado em Ciência Biológicas pela FESB em 2008). Pesquisa, por ele realizada, ganhou a capa de conceituada revista científica internacional: a “Tree Physiology” (uma publicação da Universidade de Oxford). O artigo foi veiculado na 37ª edição da revista, lançada em 31 de janeiro de 2017. 

A capa da publicação traz a foto de pinhas da Araucária, também conhecida como Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia) e se refere ao artigo “Elucidation of the polyamine biosynthesis pathway during Brazilian pine (Araucaria angustifolia) seed development” (em português: Elucidação da biossíntese de poliaminas durante o desenvolvimento de sementes do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia). Essa pesquisa, financiada pela agência FAPESP (Processo 2012/22738-9) é fruto do doutorado de Leandro de Oliveira, desenvolvido no Laboratório de Biologia Celular de Plantas (BIOCEL), do Instituto de Biociências da USP, sob a orientação da Profa. Dra. Eny Iochevet Segal Floh. “Nas últimas décadas, o grupo de pesquisa vem desenvolvendo pesquisas com espécies arbóreas nativas, com o objetivo de estabelecer ferramentas biotecnológicas para a conservação de espécies ameaçadas de extinção”, explicou. Segundo ele, a descoberta deste trabalho poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da araucária, que está sob risco crítico de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Leandro de Oliveira ainda informou que este tipo de araucária possui um papel fundamental na estrutura e funcionamento dos ecossistemas nos quais está inserida, sendo fonte de recursos também para os seres humanos. “Conhecer melhor a fisiologia das sementes da araucária permite estabelecer ferramentas biotecnológicas para sua conservação, como é o caso da técnica de embriogênese somática, ou seja, a formação de um embrião sem que haja a fecundação e a partir de células não reprodutivas”.

O artigo completo pode ser conferido no site da revista (http://migre.me/vZjA0 ) ou  pelo portal Researchgate, no perfil de Leandro: http://migre.me/vZFfF

Leandro F. de Oliveira:

Se formou em Licenciatura Plena em Ciência Biológicas pela FESB, em 2008. Logo depois ingressou no mestrado em botânica, pela Universidade Federal do Paraná, iniciando sua linha de pesquisa em biotecnologia de plantas. Em 2013, ingressou no curso de doutorado na Universidade de São Paulo. Recentemente teve sua tese finalizada, com o tema “Metabolismo de poliaminas na embriogênese zigótica e somática de Araucaria angustifolia” e está agora aguardando a data de defesa. Durante esse período participou em diversos congressos internacionais pela Europa e estabeleceu parcerias com pesquisadores de renome internacional, além de publicar artigos científicos em revistas internacionais, junto ao grupo de pesquisa no qual está inserido.

 

Download

Galeria de imagens

Nas mãos de Leandro:  células embriogênicas de araucária cultivadas in vitro