Fesb

notícias

Notícias
13/10/2016

FESB realizou palestra sobre qualidade do sono

Estudos demonstram que o sono está associado à qualidade de vida do individuo em 1/3 do tempo de vida. E, como precisamos em torno de 1/3 do nosso tempo para dormir, os fenômenos biológicos, sociais e psicológicos, estão diretamente associados à quantidade e qualidade do sono que temos “todas as noites”. Esta foi uma das abordagens feita pelo Dr. Marcos Alessandro Ferreira da Silva, que no sábado (8) ministrou a palestra “Sono, memória e o processo de aprendizagem”, na FESB. O evento foi organizado pela professora Malu Silva e contou com a presença dos alunos do curso de Pedagogia, Letras, História, Serviço Social e Nutrição.

Ao considerar que ao longo da vida, os seres humanos passam por vários fenômenos de transformações de ordem biológica, psicológica e de convívio social, Dr. Marcos Alessandro  salientou que entender tais fenômenos é tentar compreender o que acontece com o corpo humano . Ele falou da necessidade que o organismo tem de dormir e lembrou que não ter uma noite boa de sono, pode interfere no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. Além disso, o palestrante ressaltou que a quantidade do sono é diferente nas diversas fases da vida: infância, adolescência, adulta e  idosa.

Dr. Marcos Alessandro  ainda explicou que o sono é distribuído em estágios.

No REM (do inglês: movimentos rápidos dos olhos) é quando ocorrem os sonhos. “É aqui que aprendemos, consolidamos a memória”, acentuou. No NREM (não movimentos rápidos dos olhos), não ocorrem os sonhos  e está distribuído em três níveis: N1, N2 e N3 de acordo com o aprofundamento do sono.

A professora Malu Silva agradeceu ao Dr. Marcos Alessandro e ao aluno Roberto Del Corvo pelo registrado o evento.

Galeria de imagens