2ª SEMACC (Semana Científica Cultural) da Engenharia Agronômica já é considerada um sucesso. Além de conhecimentos compartilhados, presenças de palestrantes ilustres, integração alunos/professores, o evento marca o lançamento do projeto “feirinha” dos produtos da Fazenda Escola. “Oferecemos produtos fresquinhos, sem agrotóxicos e de alta qualidade!”, contou a coordenadora do curso professora Cintia Avalhães Zancheta. Empolgada ela disse que a comercialização dos produtos iniciaram durante a SEMACC, mas a ideia é que eles sejam vendidos semanalmente na FESB.
Os produtos colocados à venda são semeados e cultivados pelos alunos do primeiro ano da Engenharia Agronômica. Todos os alimentos estão identificados e, com o apoio da coordenadora do curso de Nutrição professora Maria Helena, eles ganharam rótulos com os valores nutricionais. Nesta primeira edição da “feirinha” estão sendo oferecidos alface crespa, beterraba, salsinha e cebolinha. De acordo com Cintia Zancheta, em breve também estarão sendo comercializados rúcula, cenoura, tomate, pimentão, brócolis e couve-flor. O morango foi apresentado apenas para degustação. O “stand” foi montado no saguão de entrada da Fesb, em frente ao Espaço Cultural.
PALESTRAS
As palestras do primeiro dia (3) ficaram a cargo do Dr. Chukichi Kurosawa que falou sobre “Melhoramento Vegetal” e Luiz Mori (Bayer ) que abordou o tema “Controle Biológico de Pragas e Doenças”. Na terça-feira (4) foi a vez de William Alvarenga Portella falar sobre atribuições e mercado profissional e de Dr. Valdo Herling conversar com os alunos sobre “Recuperação de Pastagens Degradadas”. Na quarta-feira (5) o tema foi único: “Compostagem e Vermicompostagem”, pelo MSc. Leandro Mendes (IQSC-USP). Na quinta-feira (6), as palestras terão o comando de Dra. Aline Pulga (IAC/Campinas) que falará sobre “Uso Agrícola do biocarvão” e Dr. Cristiano Alberto (Embrapa) para abordar o “Uso de Resíduos na Agricultura”. Para encerrar a SEMACC estarão presentes Dr. Victor Ribeirinho (Embrapa) explicando “O papel da matéria orgânica na qualidade de solo agrícola” e Dra. Priscila Grutzmacher (IAC) debatendo “Emissões de gases de efeito estufa”.