Fesb

notícias

Notícias
04/10/2016

FESB participa do 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais

Com a exposição e publicação do trabalho: “O Desenvolvimento do Serviço Social no Brasil e suas Dimensões Teórico-Metodológica, Ético-Política e Técnico-Operativa”, a Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) participou do 15ª Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). A instituição foi representada pela professora e assistente social Elaine Christina Santa Donadio. O evento aconteceu em Olinda (PE), em setembro.

Para Elaine Donadio, a participação em congresso é uma oportunidade para que assistentes sociais de todo o Brasil se reúnam , troquem experiências e pensem sobre a prática profissional. “Além de ser momento político de manifestação e organização da categoria”, ressaltou.

A professora explicou que o trabalho apresentado no congresso teve como objetivo fazer um balanço dos 80 anos da profissão de assistente social no Brasil. “Debatemos sobre o desenvolvimento do serviço social e buscamos fazer uma leitura crítica sobre a evolução da profissão, os fundamentos da formação profissional e o objeto de atuação do assistente social em sua trajetória histórica”.

Ao refletir sobre o atual contexto social, Elaine Donadio citou a realidade enfrentada pela sociedade, com o aumento das pessoas em situação de rua, a banalização da violência doméstica e urbana, a falta de perspectivas e a pobreza extrema. “O desafio para o assistente social, que não era pequeno, torna-se gigantesco, uma vez que atuamos no campo das relações sociais, especificamente no conjunto das manifestações da desigualdade social. Se antes a luta era por melhores condições de vida, hoje podemos dizer que a luta é por sobrevivência. Nós assistentes sociais somos atores de intervenção nesta plangente realidade”.

Apesar do contexto de desigualdades apresentado, Elaine Donadio se mostrou otimista e afirmou que é no “cenário repleto de contradições e irregularidades que se pode vislumbrar a geração de um mundo novo”. Para isso ela reforçou a função do assistente social. “A nossa atuação deve ser baseada em uma ação política e educadora, de defesa de direitos e de preservação e respeito à uma vida digna e plena de humanidade

Galeria de imagens