Alunos do curso de Biologia, juntamente com o professor André Alberto conheceram, no sábado (24 de setembro), o aterro sanitário e o Instituto Estre, localizados em Paulínia e também a estação de tratamento de esgoto (ETE) de Jaguariúna. Essas visitas técnicas possibilitam complementar a formação teórica dos alunos através da observação “in locu” do funcionamento e da estrutura desses serviços de saneamento.
No aterro puderam compreender, por exemplo, como são implantados e como funcionam os drenos de chorume, além de conhecerem o sistema de armazenamento e qual o destino final desse líquido contaminante. O sistema de drenagem de gases foi visualizado, bem como a central de biogás, na qual se realiza a queima do gás metano. Visitaram ainda a brinquedoteca e interagiram com a maquete do aterro no Instituto Estre.
Em Jaguariúna os alunos conheceram a estrutura da ETE e todas as etapas e processos do tratamento de esgoto por lodo ativado: gradeamento, desarenação, tanques de aeração, decantadores, recirculação do lodo, aplicação de cloro e antiespumante no esgoto tratado. Também foram visitaram o laboratório de análises químicas e microbiológicas, bem como centrífuga (equipamento responsável pela desidratação do lodo).
Segundo a coordenação do curso de Ciências Biológicas essas visitas técnicas são importantes para a formação dos futuros professores, uma vez que permitem esclarecer dúvidas e proporcionam vivência prática. A coordenação parabenizou os participantes e agradeceu William (Estre), Maria Tereza e Luis Gustavo ( da prefeitura de Jaguariúna), pela oportunidade da visita.