Entre os dias 12 e 16 de setembro, as licenciaturas de Ciências Biológicas, História e Letras promoveram a 4ª Semana Integrada das Licenciaturas intitulada O encontro com a História, na biodiversidade das Ciências e na companhia das Letras: em busca de novos horizontes na formação docente. Durante todo o evento, os discentes tiveram a possibilidade de adquirir e aprofundar seus conhecimentos específicos e de caráter didático-pedagógico a partir de palestras e mesas redondas proferidas por professores e pesquisadores convidados.
Aos discentes do Curso de Licenciatura em História o cronograma previu as seguintes atividades:
Dia 12 de set.: Palestra de Abertura - Livros didáticos de História: investigações acerca de um produto cultural paradigmático. Palestrante: Prof. Dr. Arnaldo Pinto Júnior (Faculdade de Educação/Unicamp). Durante a palestra, foi possível observar o quanto o livro didático é multifacetado, permitindo um amplo leque de pesquisas que podem considerar, entre outros elementos, a sua materialidade, seu conteúdo, sua estética e sua característica mercadológica. Um recurso muitas vezes rejeitado e mal visto, passou, aos olhos dos discentes do curso, a ser visto como um objeto de pesquisa, reflexão e debate dos mais ricos e complexos.
Dia 13 de set.: Mesa Redonda: Ensino de História: experiências e desafios. Para o debate tivemos duas intervenções. A profa. Leila Elisabete Felippe de Freitas (Viverde Escola de Educação Básica) nos presenteou com a temática O desafio de recomeçar quando nada dá certo, momento em que discorreu sobre quando o professor de História planeja o trabalho que deseja realizar com seus alunos durante o trimestre e alguns imprevistos podem ocorrer no meio do caminho. Como replanejar quando nada parece dar certo? Complementando a mesa redonda, o prof. Rafael de Almeida Serra Dias (Viverde Escola de Educação Básica/FESB/UIL) apresentou suas considerações sobre Porque avaliar? Debates em torno do processo de avaliação. O docente ressaltou que as avaliações fazem parte da vida dos professores e que existe uma tendência quase mecânica da produção desse instrumento, no cotidiano escolar, por isso, a importância em se debater as razões e funções da avaliação.
Dia 14 de set.: para este dia foram programadas palestras interdisciplinares. Todas elas poderiam ser assistidas pelos discentes das três licenciaturas. Para além do objetivo primordial de se estabelecer a interdisciplinaridade, tais palestras visaram não somente o conhecimento próprio do ensino de Ciências Biológicas, História e Letras, mas também, o conhecimento de outras áreas que auxiliam o docente em sua tarefa de discutir a cultura humana. Um filósofo observando a natureza: os estudos de Aristóteles sobre os seres vivos foi a temática apresentada pelo Dr. Roberto de Andrade Martins (professor colaborador da FESB). Nesta palestra, o professor ressaltou que Aristóteles é muito conhecido por seus estudos filosóficos e também por suas contribuições científicas, mas que poucos conhecem e estudam seus trabalhos sobre zoologia. Afirmou, igualmente, que esta temática aristotélica não é um aspecto marginal ou secundário da obra do filósofo, pois que as obras que tratam dos seres vivos possuem um volume equivalente à soma de todos os seus escritos sobre física e sobre lógica. A segunda palestra da noite versou sobre os Princípios de preservação, conservação e restauro em obras raras, ministrada pela especialista em restauração e professora do SENAI, Cristina Sanches Moraes. A palestra abordou os temas da preservação, conservação e restauro de documentos gráficos, relacionando os agentes de deteriorações encontrados nos acervos. Sua fala nos é importante uma vez que está pautada na prática da pesquisadora que realizou trabalhos de restauração em obras raras, durante os 15 anos, no Laboratório de Restauração Edson Motta na escola SENAI Theobaldo D’Nigris. Restaurar é garantir o direito à memória.
15 de set.: O prof. Esp. Marcos Eli Simões (Escola Estadual Professor José Nantala Bádue) nos prestigiou com a palestra: Fazendo História Nova para cidadãos do século XXI. Nesta, ele ressaltou que o ensino da disciplina de História, no século passado, se restringia a decoração de datas e acontecimentos históricos, muitas vezes apresentados de forma aleatória, misturando passado e presente sem sentido algum. Observou ainda, que este ensino era dividido em História do Brasil e História Geral, que as aulas eram monótonas e que o docente de História, frequentemente, tinha o título de professor mais chato da escola. A partir desta constatação, o docente procurou alterar esta realidade, ensinando História, utilizando recursos modernos de TIs, conseguindo dar uma nova dinâmica às aulas com recursos como blogs, aplicativos para celular, etc., que fazem parte do dia a dia dos alunos. Este relato de experiência foi muito bem apreciado por nossos discentes.
Dia 16 de set.: para esta ultima noite foi programada a exposição do processo de pesquisa utilizado para a elaboração de um documento/inventário, parcialmente concluído, do patrimônio arquitetônico de Bragança Paulista. O documento auxiliará na atuação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CONDEPHAC) de Bragança, cujo objetivo é proteger e preservar o patrimônio histórico, cultural, artístico, folclórico e arqueológico do município. O projeto contou com a colaboração de estagiários do curso de História da FESB e do curso de Arquitetura da USF. O mesmo foi apresentado pelo prof. Dr. Roberto Pastana Teixeira Lima (Prefeitura Municipal de Amparo, USF/Itatiba, Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul) em sua palestra O inventário parcial do Patrimônio Arquitetônico de Bragança Paulista. É o curso de História da FCLBP – FESB contribuindo para o resgate da memória local.
Em todas as noites, após as palestras, os debates foram abertos e inúmeras questões propostas, refletidas e discutidas pelos presentes. Em resumo, foram momentos importantes de divulgação do conhecimento e dos saberes docentes.
A coordenação do curso de História agradece a todos os palestrantes que se disponibilizaram a contribuir com nossa missão de formar professores qualificados. Agradece, igualmente, a participação dos docentes e discentes do curso e todo o apoio do Núcleo de Direção Acadêmica e demais setores da Instituição.