Fesb

notícias

Notícias
14/06/2016

Estudantes começam a ser absorvidos pelo mercado da região

AGRONOMIA NA FESB

                      

Considerando o alto potencial de desenvolvimento agrícola e a grande demanda por profissionais capacitados e habilitados com o setor agrícola, a FESB implantou o curso de Agronomia, em 2015. Desta forma busca a formação de profissionais aptos a lidar com a produção de frutas, legumes e verduras, além de flores e outras “commodities” produzidas nos municípios que compõem a região bragantina. Neste contexto, passaram a ser temas de debate na comunidade a conservação dos recursos naturais, o melhoramento vegetal, a biotecnologia e a produção vegetal. Juntamente com os cursos de Medicina Veterinária e Nutrição, já consolidados, o curso de Agronomia complementou a proposta da FESB de preparar profissionais qualificados para atuarem na cadeia produtiva de alimentos.

O curso de agronomia na FESB conta com corpo docente qualificado, sendo em sua maioria composto por mestres e doutores. Além da estrutura completa de laboratórios para realização de aulas práticas, possui uma ampla área para realização de pesquisas em Agricultura, a Fazenda Escola. Desde o início do curso, os alunos são orientados a realizar projetos de iniciação científica e projetos de extensão, visando colaborar com a sociedade bragantina. A exemplo disso pode-se citar o projeto "Uma horta de possibilidades", realizado junto aos moradores de rua, da Casa de Passagem de Bragança Paulista. Além das práticas agrícolas que acontecem na Fazenda Escola, o corpo docente organiza diversas visitas técnicas em empresas nacionais e multinacionais, de forma a complementar o conhecimento transmitido em sala de aula, com objetivo de contribuir para a construção da “network” dos nossos alunos. Anualmente, a Semana Agronômica, com ciclo de palestras proferidas por renomados profissionais da área, além de atender os alunos, tem atraído profissionais ligadas ao setor. Visitas técnicas a empresas da região e em eventos de destaque no setor agrário acontecem com frequência visando à formação de profissionais com formação técnica e científica para atuarem como agentes da inovação na produção e gestão de produtos do agronegócio.

E os resultados estão aparecendo. Em apenas três semestres de curso, a FESB já começa a ofertar profissionais para preencher a demanda no setor agropecuário da região de Bragança Paulista que antes importava mão de obra qualificada agora começa a absorver os futuros Engenheiros Agrônomos. Logo no início do ano de 2015, ano em que se iniciaram as atividades da graduação, um aluno foi selecionado pela Empresa Sasahara Agricultura e Pecuária como estagiário, e em dois meses, foi efetivado como funcionário, onde permanece até hoje. Em 2016, mais um dos alunos foi selecionado para estágio na mesma empresa para acompanhar atividades no setor de produção de cereais. Dando sequência, outros três alunos foram inseridos em empresas da região, como na Fábrica de Árvores, produtora de mudas de árvores nativas, e no Laboratório de Fitopatologia Atena, especializado em diagnóstico de doenças de plantas na cidade de Atibaia-SP. Recentemente, mais uma empresa estabeleceu parceria com a FESB, a SAKATA SEED Sudamerica, no sentido de absorver estagiários do curso de Agronomia, os quais apresentam potencial para se tornarem futuros funcionários da multinacional. Nesse sentido, a FESB, por meio do curso de Agronomia, dá um passo a mais em direção ao seu compromisso com a sociedade: contribuir com a empregabilidade. Para as empresas, representa um eficiente processo de seleção e recrutamento de colaboradores, sendo alternativa de introdução de novas ideias e talentos nas suas atividades. Possibilita, ainda, a formação de mão de obra adequada  às   necessidades  e objetivos de cada unidade concedente.