A preocupação com a formação cultural dos estudantes e da própria comunidade tem contribuído para o desenvolvimento de atividades bastante envolventes dentro e fora do campus. Duas delas são o sarau e o coral.
Sarau lítero-musical do curso de Letras promove confraternização por intermédio das artes
Reunir pessoas em torno de um evento que se propõe a fazer da poesia e da música um ponto de encontro que toque o coração não é tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje, quando muitos se fecham em seu mundo particular e virtual. No entanto, no dia 9 de maio os alunos de vários cursos da FESB e pessoas da comunidade bragantina reuniram-se no Centro Cultural Geraldo Pereira a fim de prestigiar o sarau lítero-musical, organizado pelos alunos do curso de Letras. O tradicional evento tem por finalidade agrupar pessoas que se interessem pela arte, especialmente a música e a literatura. Neste sarau, os alunos declamaram textos de autores consagrados, tocaram e cantaram composições de variados estilos musicais, além de se confraternizarem. Foi muito bonito ver tantas pessoas reunidas em torno de um único objetivo, demonstrando que ainda hoje tanto a poesia como a música ainda têm a função de reestruturar nossa sensibilidade tão carente da arte.
É importante ressaltar o quanto tal evento tem atingido público de variados segmentos. Em edição anterior, o evento contou com a participação de alunos da rede estadual, os quais faziam parte de um projeto financiado pelo governo federal (PIBID), tendo como integrantes alunos do curso de Letras da FESB, além do acompanhamento da professora que lecionava para os respectivos alunos. Naquela oportunidade, os alunos, ainda cursando o nível fundamental, declamaram poemas (a grande maioria de sua autoria) e demonstraram que a poesia permanece viva e pode ser a responsável pela formação do ser humano, caso seja bem administrada desde a idade mais tenra, formando cidadãos críticos, responsáveis e mais humanos.
Segundo os organizadores, “em 2016, contamos com a honrosa participação dos integrantes da ASES (Associação dos Escritores de Bragança Paulista), que abrilhantaram nossa “festa” com a declamação de poemas compostos por eles e que estão publicados em diversos livros que contribuem para a memória cultural de Bragança Paulista. É emocionante constatar que esses escritores tão experientes transmitem aos mais jovens a bagagem adquirida por intermédio da linguagem, fornecendo referências que serão seguidas e até mesmo reproduzidas nos textos que virão”.
“Esperamos que nos próximos anos essa chama se mantenha acesa e que a cada edição o sarau lítero-musical cumpra seu papel junto à comunidade bragantina: promover a confraternização, a reflexão através da música e da poesia e a humanização, tão carente em dias atuais”, comenta o prof. Dr. Aparecido Nazário.
A participação no Coral Vozes EnCanto – FESB aguça a sensibilidade e, ainda melhora a autoestima
Já é conhecido por todo mundo que cantar faz bem à saúde, ou seja, é a garantia de inúmeros benefícios físicos e psíquicos. Através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Outros benefícios também comprovados pela prática do canto são: desenvolvimento da proatividade, auto-confiança, autoestima, liderança, disciplina, concentração, desenvolvimento cognitivo e motor.
Sensibilizada com todas essas vantagens, a FESB mantém desde 1998 o Coral Vozes EnCanto, atuante até os dias de hoje, que tem se empenhado no canto à capela a fim de educar a voz e os ouvidos, elevando a cultura musical e o trabalho artístico que desenvolve. Mesmo que a frequência aos ensaios tenha se iniciado há pouco tempo, é possível perceber a mudança no comportamento com relatos de melhoras significativas no tocante ao stress e ao humor, trazendo sensação de alívio e relaxamento.
O Coral Vozes EnCanto apresenta-se nas diversas atividades comemorativas que acontecem na FESB, além de outras apresentações festivas e natalinas em Bragança Paulista. A sua participação no Encontro de Corais foi marcante para este grupo, tornando-o reconhecido no meio musical como uma referência na sua formação com quatro naipes de vozes.
Formado por alunos, professores, funcionários e membros da comunidade em geral, o Coral Vozes EnCanto é um projeto social e de extensão oferecido pela Instituição e não é necessário nenhum pré- requisito para participar. Os ensaios acontecem sempre às terças feiras, às 18 horas na sala de música do campus da FESB e desde sua formação inicial é orientado e regido pela Professora Luciene Costa Lima, pianista e docente na FESB (mantenedora do coral).