Fesb

notícias

Notícias
09/06/2016

NUTRIÇÃO-FESB NAS ESCOLAS

AMBIENTE PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Estudos recentes realizados no Brasil, a exemplo de outros países em desenvolvimento, experimentam a chamada transição nutricional, a qual é caracterizada pela concomitância de situações de nutrição inadequada. Essas são o resultado tanto de deficiências nutricionais causadas por desnutrição e hipovitaminose como as decorrentes de excessos alimentares, que pode levar à obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. Este cenário vem ocorrendo cada vez mais precocemente, sendo identificado um maior número de crianças com problemas relacionados à alimentação e posteriormente à saúde. A comunidade científica, já reconhece que os efeitos da alimentação inadequada em etapas precoces da vida podem acarretar consequências na saúde adulta.

Dessa forma, o Curso de Nutrição da FESB, sob supervisão da professora e Nutricionista Melissa R. Baptista Arrebola, está desenvolvendo um projeto de educação alimentar e nutricional, junto às escolas públicas e particulares da região. Entre elas pode-se citar: Escola AZ, Escola Estadual Prof. Bruno Florenzano, Colégio Santa Barbara, em Bragança Paulista e EMEB Sonia Rita Penteado em Itatiba,.entre outras. O projeto tem como objetivo somar forças ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos professores nas escolas e proporcionar às crianças e adolescentes atividades que promovam a alimentação saudável, bem como consciência ecológica e ambiental.

A educação alimentar e nutricional envolve modificação e melhoria do hábito alimentar a médio e longo prazo e está relacionada a representações sobre o alimento em si, a atitudes e a valores. A professora Melissa enfatiza que é na escola, onde crianças e jovens passam grande parte de seu dia, que as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meio de informação e formação de hábitos. Dessa forma, ao longo do projeto, os estagiários da FESB buscam proporcionar às crianças e adolescentes diferentes atividades adequadas a sua faixa etária, com as seguintes atividades:

  • do nascimento aos 2 anos: teatro infantil acompanhado de imagens coloridas, ritmo e participação das crianças para que se consiga sua atenção;
  • de 2 a 5 anos: atividades de recortar, colar e pintar refletindo sobre a origem dos alimentos;
  • 6 a 10 anos: jogos educativos (ex. jogo da memória, adaptado a educação alimentar);
  • Adolescência: rodas de conversas sobre dietas da moda     

Segundo, a diretora de uma das escolas atendidas, a existência de um ambiente promotor de vivências que valorizem práticas saudáveis é essencial para a implantação de uma proposta pedagógica de ensino baseada em situação concreta de vida.

A FESB, seguindo a missão de responsabilidade social, acredita que deve atuar junto à comunidade promovendo Saúde e Educação Nutricional, uma vez que uma nutrição adequada é um dos principais determinantes da saúde e do bem estar dos seres humanos. A coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Juliana Magrini, ressalta, ainda, que a promoção de hábitos alimentares saudáveis pautada no trabalho de educação em saúde exige que o nutricionista tenha papel atuante de educador, sendo agente e propiciador de mudanças.

O Curso de Nutrição da FESB, realiza também outras atividades junto a comunidade, entre elas:

  • Consulta nutricional individualizada, a toda população local e circunvizinha, através do ambulatório de Nutrição (NUTRIFESB). Os atendimentos são agendados pelo telefone 11-4035 7823 –(07h00-12h30);
  • Palestras sobre alimentação saudável em Empresas da região;
  • Avaliação e orientação nutricional em Eventos da cidade;