Fesb

notícias

Notícias
11/04/2016

8 de abril Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo. No Brasil estima-se 596 mil novos casos de câncer neste ano.

 

            O excesso de gordura corporal, sedentarismo, tabagismo e o consumo de álcool são condições que podem antecipar o surgimento da doença.

Estudos mostram forte relação entre sobrepeso e câncer. Fatores genéticos e ambientais desempenham um papel importante no excesso de peso, tais como hábitos alimentares inadequados e sedentarismo.

 Pacientes com câncer podem apresentar deficiência de micronutrientes devido ao aumento das suas necessidades associada à diminuição da ingestão calórica. Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente de mama, cólon e reto, próstata, esôfago e estômago.

A desnutrição em indivíduos com câncer é muito frequente, pois diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento como: a redução do apetite, dificuldades para mastigar e deglutir alimentos, efeitos colaterais do tratamento e jejum prolongado para exames pré ou pós-operatórios. Esses fatores também são agravados por condições socioeconômicas precárias.

A terapia nutricional deve ser parte integrante nas rotinas de cuidados prestados. O estado nutricional é um fator importante na resposta à doença, particularmente na resistência à infecção, na manutenção do funcionamento do trato gastrintestinal e nos processos de cicatrização.

PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL NUTRICIONISTA PARA ESTABELECER O EQUILIBRIO, RESGATAR E MANTER A SAÚDE.

 

Referências Bibliográficas:

Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional na oncologia. Projeto diretrizes. 31 de agosto de 2011. Disponível em: <http://www.projetodiretrizes.org.br/9_volume/terapia_nutricional_na_oncologia.pdf>. Acesso em 04 de Abril de 2016.

Instituto Nacional do Câncer (Brasil). Estimativa 2016 Incidência de Câncer no Brasil [Internet]. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br Acesso em 07 de Abril de 2016.

 

MATÉRIA ELABORADA PELAS ALUNAS ESTAGIÁRIAS DO NUTRIFESB:

Regiane Macedo Silva Dippolito

Wéllida Suelem Souza Santos

Orientação: Nutricionista Dra. Iara Gumbrevicius – CRN 17928