Ocorreu no dia 18 de fevereiro passado a aula inaugural do curso de História. Com o título de Voltaire, Maupertuis e o rei Fréderich II da Prússia: ciência, literatura e intriga no século XVIII, o palestrante, prof. Dr. Roberto Andrade Martins, nos agraciou com o resultado de uma pesquisa que vem realizando sobre as relações e intrigas entre intelectuais no século XVIII. Foi interessante a abordagem proposta pelo professor que nos mostrou como a história humana, com seus amores, ciúmes e ódios, caminha lado a lado com a história do desenvolvimento da ciência. Portanto, relações políticas e amorosas como pano de fundo para questões científicas: Voltaire, Maupertius e o rei Frederich II como sujeitos históricos em um contexto intelectual diferenciado, onde mulheres, como a Marquesa de Châtelet, são muito mais do que figuras a serem pintadas em enormes quadros para exposição em palácios e residências da aristocracia, pois são, apesar das proibições do século em questão, leitoras da Filosofia, da Matemática, da Física.
A reflexão sobre o exposto na palestra nos evidencia a necessidade do historiador e do professor de História de se preocuparem com as relações entre os sujeitos históricos. É importante que conheçamos a vida e a obra de grandes nomes da História, das Ciências, enfim, de intelectuais que com suas obras povoam nossa formação. No entanto, é igualmente positiva a pesquisa que os tornem humanos, sujeitos aos humores da vida, ligados às intrigas próprias do Homem, onde o ego é ferido. Grandes nomes, grandes feitos... vidas vividas... assim como nós.
Para este semestre o Curso de História ainda terá dois outros momentos em que reflexões historiográficas e da prática do ensino serão propostas. Nosso próximo evento será uma mesa redonda em 7 de abril. Os interessados poderão se inscrever e participar desta escrita da nossa história. Em breve as informações completas serão divulgadas. Aguardem!