No dia 05 de outubro de 2015 alunos do curso de Biologia, juntamente com alguns alunos de 8ª série da EMEF Profa. Othília Fornari de Lima, da cidade de Pinhalzinho, foram recebidos pelo engenheiro químico da Sabesp e presidente da FESB, Adilson Octaviano, inicialmente para assistirem a uma palestra relacionada a estrutura e ao funcionamento do Sistema Cantareira. Embora tenham sido abordados aspectos técnicos e históricos ligados a construção das barragens, inclusive sobre a engenharia avançada utilizada na época, a tônica da palestra se deu em torno de assuntos relacionados aos aspectos multifatoriais envolvidos na crise hídrica atual, que vão muito além da falta de chuvas. Questões políticas, impactos ambientais, planejamento ambiental, educação ambiental, questões legais (outorga) foram discutidas e explicitaram como a gestão da água é complexa e demanda planejamento e investimento. A importância da recomposição vegetal das áreas de mananciais para produção de água foi destacada.
Após a palestra o grupo foi ‘a campo’ conhecer a realidade do nível atual de armazenamento daquelas que são as principais barragens armazenadoras de água do sistema Cantareira: represas Jacareí e Jaguari. As fotografias podem ser conferidas após o texto.
A FESB parabeniza os alunos de Biologia, que dispuseram de tempo e boa vontade, parabeniza também os alunos da escola Othília e agradece a Sabesp pela oportunidade da visita.