LETRAS: FORMANDO LEITORES E PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM A LINGUAGEM
No dia do Professor (15 de outubro) é oportuno refletir sobre o papel que este profissional desempenha na sociedade. Especialmente no que diz respeito ao professor de línguas e respectivas literaturas (Língua portuguesa e inglesa, literaturas de língua portuguesa e inglesa, além dos estudos de lingüística, que se debruçam em reflexões sobre a linguagem em diversas abordagens), é importante ressaltar que este professor é responsável por despertar no aluno, através da leitura e da escrita, a capacidade crítica que se adquire somente no contato com textos de variados gêneros, sejam eles literários ou não. Nesse sentido, sair das páginas de um livro e estar atento às várias realidades que nos são apresentadas diariamente é um exercício de imaginação que pode ser desenvolvido somente pelo professor de línguas e literatura, o qual apresenta a seu aluno variadas propostas de leitura, despertando seu senso crítico e devido posicionamento frente a inúmeras situações que nos desafiam diariamente.
Assim, ser professor implica, necessariamente, redobrar a atenção a tudo que nos cerca para que haja uma leitura do mundo de forma coerente, propondo, aos alunos de níveis diferenciados (desde o infantil até o nível superior), a ampliação de horizontes. É necessário, para isso, que o professor, além de suas atribuições docentes, seja engajado à pesquisa e à leitura. É com esse espírito que os professores do curso de Letras da FESB preparam os discentes nas diferenciadas modalidades desenvolvidas no curso de graduação (língua portuguesa, língua inglesa e literaturas de língua portuguesa e inglesa e linguística), inserindo-os no universo do texto e de quaisquer propostas que remetam à linguagem em variadas abordagens. Nossos professores preocupam-se com a formação consistente e crítica dos alunos, preparando-os para se tornarem profissionais críticos, aptos à intervenção na sociedade e responsáveis pelas ideias defendidas na atuação profissional, seja na docência ou em áreas correlatas à linguagem.
Qual o diferencial do curso de Letras da FESB?
Propomos, no decorrer do curso, a inserção do professor à docência, preparando-o para a atuação no magistério a partir de uma sólida formação prática e teórica. Ao ter contato com textos diferenciados (literários, publicitários, jornalísticos etc. em língua materna e estrangeira), o aluno terá condições de apurar sua leitura e senso crítico e se preparar para desafios maiores que possibilitem, por exemplo, seu ingresso na pesquisa por intermédio de projetos direcionados à docência e a outras áreas do saber. Assim, o aluno-pesquisador pode contar com o apoio do governo federal através do PIBID (Programa de Iniciação à Docência), programa de incentivo à docência remunerado pela CAPES sob a supervisão de um orientador da área. Além dessa oportunidade, o graduando em Letras poderá também engajar-se no PIC (Programa de Iniciação Científica), que, embora não seja remunerado, insere o discente no mundo acadêmico. Existe, ainda, a oportunidade de apresentação dos trabalhos desenvolvidos em diversos congressos e reuniões científicas que possibilitam trocas de experiências e informações acerca do universo acadêmico.
A carreira na área de Letras é promissora?
Além das atividades docentes, prevendo a atuação em sala de aula nas áreas de português e inglês nos níveis fundamental e médio na rede pública e particular, o profissional formado em Letras poderá atuar em atividades ligadas à revisão de textos junto a editoras, jornais ou agências de comunicação, fazer trabalhos de tradução e prestar consultorias a empresas e órgãos que necessitem da intervenção desse profissional em quaisquer atividades que demandem o trabalho com a linguagem. Os alunos também estarão em plenas condições de prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação, como constatam as experiências de ex-alunos aprovados em processos seletivos em renomadas universidades públicas e privadas, ressaltando-se, inclusive, brilhantes passagens em universidades do exterior com o apoio financeiro de expressivas agencias de amparo à pesquisa.
Quanto à formação complementar do profissional
O curso dispõe de programações específicas para complementar a formação profissional do estudante de Letras. Para isso, são realizadas palestras e oficinas com a participação de renomados profissionais que discutem os resultados parciais e finais das respectivas pesquisas, propiciando o contato com temas relevantes tanto na pesquisa quanto na docência. Dentre esses eventos, citamos o Encontro de Poesia e Prosa em Língua Materna e Estrangeira e a SEMACC (Semana Científico- cultural) Integrada dos cursos de Letras, História, Pedagogia e Ciências Biológicas), na qual são proferidas palestras específicas para o curso de Letras. Para 2016, está programado um Encontro de Língua e Linguística. Além dessas atividades, realizamos, anualmente, o Sarau Lítero-musical do Curso de Letras que também conta com a participação dos demais cursos da FESB.
Quanto à qualidade do curso e do corpo docente
O curso de Letras da FESB é composto de corpo docente altamente qualificado (professores especialistas, mestres e doutores), contando com professores com titulação compatível à exigida pelos órgãos competentes ligados à educação. Na última edição do ENADE, o curso foi contemplado com nota 4, atestando sua qualidade e comprovando, além disso, o trabalho exemplar desenvolvido pelos professores. Ressalta-se também que nas avaliações realizadas com a finalidade de reconhecimento do curso, este tem e destacado e atingido nota expressiva que autoriza a continuidade do mesmo.