Fesb

notícias

Notícias
05/10/2015

Serviço Social

Profissão de Assistente Social em ascensão no mercado de trabalho

 

A FESB vem conquistando cada vez mais espaço na formação de profissionais para mercado de trabalho de Bragança Paulista e Região, ofertando novos cursos, sempre na perspectiva de atender a demanda por profissionais. No início de 2015 foi implantado o Curso de Bacharelado em Serviço Social, no intuito de formar os profissionais Assistentes Sociais, que têm sua atuação voltada à garantia de acesso da população aos seus direitos como cidadãos. A formação profissional do Assistente Social é muito rica em termos de conhecimento das ciências humanas, com grande ênfase em ética e habilidade para análises de realidade social para condutas adequadas.

A profissão surgiu no Brasil na década de 1930 sendo o profissional responsável pela formulação e implementação de propostas de enfrentamento dos problemas sociais enfrentados por um munícipio, estado ou mesmo pelo país, pois planeja, executa e gerencia projeto sociais atuando diretamente em defesa dos direitos constitucionais.

É papel do assistente social prezar pelo bem estar, por isso, o campo para atuação profissional é amplo, com oportunidades nos setores privado e público, bem como em organizações sem fins lucrativos. O profissional tem a oportunidade de ser parte de grandes transformações sociais, por estar apto a agir nos mais diversos grupos, desde famílias em situação de risco social a estudantes universitários e executivos, prezando sempre pelo desenvolvimento do potencial humano.

Compete a este profissional, desde a Constituição de 1988:

Reordenar os serviços sócio assistenciais, romper  com as práticas assistencialistas, trabalhando no sentido de promoção de indivíduos e famílias.

 

Graças à Constituição de 1988, a Assistência Social passa a compor o tripé da seguridade social.

SAÚDE ---> PREVIDÊNCIA SOCIAL ---> ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

 

PROJETO SOCIAL AGRONOMIA FESB: Horta que promove possibilidades!

Os alunos do curso de Agronomia da Fesb vêm desenvolvendo um trabalho de encher os olhos junto ao Centro Pop de Bragança Paulista. Com objetivo de interagir com os moradores de rua que frequentam a casa de passagem bragantina, os alunos implantaram uma horta no local. O projeto busca fazer com que pessoas menos favorecidas enxerguem possibilidades em meio às adversidades. Neste projeto, além do contato pessoal, onde demonstraram cuidado e amor pelos moradores de rua, os alunos transmitiram alguns conhecimentos técnicos básicos, permitindo que eles desenvolvessem interesse pela atividade e pudessem ocupar-se ao longo do dia. Foram realizadas algumas tarefas em conjunto, desde a implantação dos canteiros, adubação, abertura das covas até o transplantio das mudas de alface, rúcula e beterraba. Neste processo, concluímos que: a Fesb dá um passo à frente em seu papel de formar profissionais conscientes, que realmente se preocupem e colaborem com a sociedade; os moradores de rua comprovam que existe uma possibilidade de mudar de vida e que existem pessoas que se interessam por eles; e por fim, os alunos aprendem, de fato, que boas ideias são importantes, mas que ATITUDE é primordial para fazer a diferença na vida das pessoas! Parabéns ao grupo!

 

Download