notícias

Notícias
14/09/2015

Medicina Veterinária - saiba mais

O curso de Medicina Veterinária da FESB tem mais de 15 anos de implantação, recentemente passou por uma reformulação importante de modernização do seu conteúdo, que incluíram novas disciplinas como Bioterismo, Bem Estar Animal, Gestão do Agronegócio, Toxicologia, Criação e Doenças de Suínos, entre outras.

 

Qual o diferencial do curso da FESB?

Os alunos têm atividades diversas desde o início do curso. No primeiro ano fazem um rodízio no HVET e Fazenda Escola dentro da atividade denominada Vivência Prática, a fim de se familiarizarem com o manejo e procedimentos básicos com animais. Outro programa que atende todos os anos do curso são as Práticas Hospitalares, em que os alunos concorrem a vagas de estágio do HVET mediante seleção pelo rendimento escolar e seu comprometimento de horário. Em 2015 a FESB criou o programa de Apoio Acadêmico, em que o aluno pode ser um auxiliar direto de docentes e veterinários do HVET, mediante uma bolsa de estudo de 30% da mensalidade.

 

Como é a dinâmica teórica do curso?

Os Grupos de Estudos organizados pelos alunos, que funcionam a pleno vapor, com temas variados apresentados em forma de palestras a cada 15 dias. Cada grupo é dirigido por um professor do curso e os próprios alunos e palestrantes externos compõem estas equipes:

  • GEAS (Grupo de Estudos de Animais Silvestres),
  • GEQUI (Grupo de Estudos de Equinos),
  • GER (Grupo de Estudos de Ruminantes)
  • GEPA (Grupo de Estudos de Pequenos Animais).
  • Simpósios com palestrantes externos- ocorrem em finais de semana e contam com a participação de alunos e médicos veterinários da cidade. 
  • Seminários Técnicos - acontecem semanalmente onde alunos do 5º ano são os protagonistas, apresentando temas ligadas  a diferentes áreas e aberta à comunidade acadêmica no geral.

HVET

O Hospital Veterinário HVET-FESB é o cenário onde o aluno entra em contato com a vida prática de médico veterinário, possui vários ambulatórios clínicos como também de emergência para atendimento especializado, centros cirúrgicos que contam com completa instalação e monitoramento multiparamétrico tanto para pequenos como para grandes animais. A equipe de profissionais foi ampliada e hoje conta com vários clínicos, cirurgiões, anestesista, patologista clínico, radiologista, oftalmologista, cardiologista, endocrinologista e o serviço de atendimento de animais silvestres.

 

Download