notícias

Notícias
11/09/2015

AGRONOMIA: O FUTURO CHEGOU!

Há muito tempo ouve-se dizer que a Agronomia é a profissão do futuro, porém, considerando que o seu principal objetivo é aumentar a produção de alimento no mundo, podemos confirmar que esse futuro chegou há muito tempo. O setor agrário sustenta a economia brasileira, representando cerca de 30% do PIB nacional. Um dos principais desafios do mundo hoje, é tentar conciliar a produção de alimentos com a preservação do meio ambiente.

 

- Como o setor está representado na Região Bragantina?

A agronomia na região Bragantina é considerada uma das mais produtivas do Estado, com 29% de sua economia interna movimentada por indústrias e 6% pela produção agrícola, conforme dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -FIESP e do IBGE. Neste cenário de potencial e necessidades, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista – FESB, orientada por seu compromisso de promover o desenvolvimento social e econômico da região, lançou em 2015 o curso de Agronomia.

 

- Qual o diferencial do curso de agronomia da FESB ?

Um dos diferenciais do curso de Agronomia da FESB é o projeto chamado Práticas em Agricultura, no qual o aluno inicia atividades a campo já no primeiro semestre do curso, acompanhando uma cultura (como milho, amendoim, feijão, girassol) desde o plantio até a colheita, além de serem orientados a realizar estágios e participar de projetos de pesquisa e extensão.

 

- A carreira do profissional agrônomo é promissora?

Sim, o mercado de trabalho é bastante amplo e muito bem valorizado. Existem várias oportunidades de carreira para o Engenheiro Agrônomo, seja como autônomo, em empresas privadas, públicas e de pesquisa, instituições de ensino, bancos, órgãos federais, estaduais e municipais. Atualmente, existem concursos públicos que oferecem vagas para Engenheiros Agrônomos com salário que varia de quatro a doze mil reais. Para atuar na área, o profissional precisa obter seu registro junto ao CREA de seu Estado, exceto se optar pela carreira acadêmica, com a realização de mestrado e doutorado, atuando em Instituições de Ensino e Pesquisa.

 

- Como se tornar um bom profissional?

O Engenheiro Agrônomo precisa estar atento a todas as etapas da cadeia produtiva, que envolve desde as atividades na área rural até a chegada do produto ao consumidor, garantindo que tudo isso ocorra de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Este profissional deve estar comprometido com a produtividade agrícola (produção de alimentos, fibra e energia) , em harmonia com o ambiente e a dignidade dos agricultores.

 

Curso de Agronomia

Duração: 10 semestres

Período: Matutino

Capacita o profissional para atuar em todas as fases do sistema de produção vegetal e animal, seja como gestor, administrador, perito, coordenador, fiscal, consultor, professor e pesquisador das diversas áreas relacionadas ao setor agrário.

Download