Fesb

notícias

Notícias
14/01/2022

Janeiro Roxo: Conscientização sobre Hanseníase.

Janeiro Roxo: Conscientização sobre Hanseníase.

Conheça a hanseníase, doença que tem cura e o tratamento gratuito no SUS.

Uma das cores do mês de janeiro é o roxo, escolhida para a Campanha de Prevenção e Combate à Hanseníase, doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, o bacilo de Hansen.

A campanha tem como objetivo difundir informação sobre os sinais, sintomas e transmissão da doença, além de combater o preconceito.

 Não há motivo para ter medo ou vergonha. Pessoas em tratamento não transmitem mais a doença e não há necessidade de restrição de convívio social.

Sintomas e transmissão

A hanseníase é uma doença silenciosa que se manifesta normalmente por manchas na pele e provoca diminuição da sensibilidade ou formigamento em mãos, pés ou olhos.  A transmissão acontece de pessoa para pessoa por secreções das vias respiratórias (nariz e boca).

Por não sentir dor, o paciente, em muitos casos, não repara nos sintomas e não fala deles em consultas de rotina. É importante estar atento aos sinais, o diagnóstico precoce evita a transmissão e instalação de incapacidades físicas. O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar de ser uma doença silenciosa, não deve ser menosprezada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 210 mil pessoas são diagnosticadas com hanseníase a cada ano no mundo, sendo o Brasil o segundo país com maior número de casos novos notificados, atrás apenas da Índia.

Caso apresente algum dos sinais procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e agende uma consulta.

Download