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17/09/2019

Confira a palestra que aconteceu em Atibaia

Palestra em Atibaia

 

No dia 02 de setembro, a profa. Malu Silva participou do ATPC (aula de trabalho pedagógico coletivo) da E. E. Profa. Fulvia Maria Aparecida Cancherini Fazzio, em Atibaia, ministrando a palestra: “Como atender alunos com deficiência no contexto comum de ensino pensando no currículo?” à convite da coordenadora pedagógica Caroline e da diretora Gislei. A equipe realiza uma prática diferenciada nesses encontros buscando garantir a formação continuada dos professores bem como promover momentos de discussão e reflexão sobre a práxis pedagógica. Parabéns à equipe pela iniciativa! Gratidão.

 

Nos dias 28 e 29 de agosto, a coordenadora e professora do curso de Pedagogia, Profa. Com. esp. Maria de Lourdes da Silva, participou apresentou trabalhos noIII Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Formação Docente em Foco”.

O primeiro trabalho apresentado é um recorte da dissertação de Mestrado sob  orientação de sua professora orientadora: Profa. Dra. Débora Felício Faria, intitulado como: “Atuação e formação dos professores de alunos surdos”, o qual é resultado de uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores bilíngues que atuam com alunos surdos no município de Bragança Paulista (SP). O objetivo geral foi: refletir sobre o processo de letramento dos alunos surdos nas escolas regulares, levando em consideração a formação dos professores ouvintes e fluência dos mesmos na Língua de Sinais. Já os específicos foram: apresentar proposições voltadas à temática da formação de docentes na educação de surdos e; conhecer a formação e atuação dos professores de surdos do município através da aplicação de questionário com perguntas abertas aos mesmos a fim de descrever os desafios enfrentados por eles em suas práticas pedagógicas.

 

O segundo: “O processo da alfabetização para surdos no ensino fundamental”, em parceria com a orientanda de Pedagogia da FESB, Ariane dos Santos Leite, surgiu pela necessidade de refletir sobre as inúmeras dificuldades encontradas pelo professor em adequar os conteúdos da maneira correta para se alfabetizar um aluno surdo, porém, também percebemos a falta de vontade de muitos profissionais em buscar mais conhecimentos acerca dessa prática e as adequações/adaptações no trabalho com a Libras e a Língua Portuguesa escrita nas atividades aplicadas ao aluno surdo. Este trabalho teve como objetivo geral: analisar os métodos pedagógicos que são trabalhados com os alunos surdos no ensino fundamental enfatizando a alfabetização. Já os objetivos específicos foram: compreender o contexto histórico da educação para surdos; pesquisar sobre as qualificações dos profissionais que pretendem atuar na educação de surdos e a maneira como estes podem trabalhar a alfabetização com esta clientela tanto na Língua de Sinais quanto na Língua Portuguesa escrita buscando melhorias no ensino em diferentes níveis e; refletir a respeito das principais técnicas de alfabetização e letramento de surdos inseridos no ensino fundamental. Em fim, este trabalho teve a finalidade de mostrar aos professores a importância de se trabalhar dentro do enfoque bilíngue e esclarecer que uma criança surda consegue aprender se trabalhada de maneira adequada respeitando sua singularidade linguística e bicultural.

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