Fesb

notícias

Notícias
16/08/2019

Medicina Veterinária da FESB : há 20 anos formando profissionais de sucesso

“Foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida ter feito medicina veterinária aqui na FESB ”. Assim, o veterinário Juliano Ribeiro de Patto resumiu as dificuldades que atravessou e todo o apoio que recebeu da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), para concluir o curso de Medicina Veterinária, na primeira turma de veterinários, há 20 anos.

Juliano Patto, que após a sua formação se especializou em ruminantes, depois de muitos anos acabou encontrando um outro nicho, o dos pets shops. Hoje se sente realizado como médico e empresário, trabalhando praticamente com animais de pequeno porte na cidade de Itapeva (sul de Minas Gerais), onde mantém uma clínica estruturada para atender toda a região.

No encontro que teve esta semana com a diretora acadêmica da FESB profa. Dra. Maria Raquel Oriani Costa Negro, Juliano Patto, acompanhado de uma colega de turma, da mesma época, Juliana Fabri de Oliveira, relembrou de todo suporte, conteúdo e principalmente a dedicação dos professores de Medicina Veterinária que, segundo ele, foram fundamentais para sua realização profissional, mesmo sem ter toda a estrutura que a Instituição apresenta hoje . “Porque como a FESB não ficou estagnada, a transformação é visível, a ampliação dos espaços, a implantação do hospital, entre outras tantas melhorias.  Os atuais alunos estão ainda muito mais amparados e aptos para se tornarem excelentes profissionais. Só depende da dedicação de cada um”, comentou o veterinário.

Ele e a colega Juliana Oliveira, que hoje atua na área de reprodução de equinos na região de Jundiaí, compactuam da mesma satisfação profissional. A veterinária conta que ambos passaram na prova do Conselho, que era realizada naquela época, e que ela, por pouco, não cursou uma universidade pública. “Foi um momento complicado na minha vida pessoal, mas acabei optando pela FESB devido a qualidade excepcional de ensino que a gente tinha, além, dos professores que eram fantásticos. Ainda não tínhamos toda estrutura que a Casa oferece hoje, mas tivemos todo o suporte curricular e de professores que precisávamos”, ressaltou.

Da reunião com os alunos egressos da faculdade também participou o atual coordenador de Medicina Veterinária, Prof. Me. Renato Duarte Alvisi.

Sobre o curso

O curso de Medicina Veterinária da FESB, iniciado em 1999, único ainda na região, já formou 13 turmas de Médicos Veterinários atuantes em diversas áreas profissionais.  A graduação é reconhecida pela American Veterinary Medical Association (Associação Americana de Medicina Veterinária – AVMA). Chancela que garante aos profissionais formados pela instituição a possibilidade de exercerem a medicina veterinária nos Estados Unidos (EUA).

Como muitos outros diferenciais, o curso de Medicina Veterinária FESB destaca-se por apresentar matriz curricular com carga horária elevada, em período integral. Todas as atividades, desenvolvidas durante os 10 semestres da graduação, são monitoradas por docentes e profissionais médicos veterinários.  Desde o início do curso, o aluno é estimulado a vivenciar o ambiente profissional veterinário, podendo participar de alguns programas como Práticas Hospitalares, em que os alunos são inseridos na rotina clínica do hospital veterinário e Vivência Prática em que os estudantes desenvolvem atividades de prática semiológica, adquirindo experiência ao manipular animais, sedimentando conhecimentos. Para isso, a faculdade conta com uma fazenda escola e um hospital veterinário completo que disponibiliza atendimentos especializados e de qualidade para animais de pequeno e grande porte, além de internação.

A toda esta estrutura, somam-se também as atividades extracurriculares, desenvolvidas por grupos de estudo em silvestres, pequenos animais, ruminantes e equinos, programa de iniciação científica (PIC) e o programa de apoio acadêmico.

Mas não para por aí. Para os já formados, a FESB disponibiliza o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (residência) e pós-graduação.

Para conhecer mais sobre o curso, acesse: medicina veterinária FESB.

 

Download

Galeria de imagens

Alunos egressos FESB - Primeira Turma de Medicina Veterinária
Direção da FESB recebe alunos da primeira turma de Medicina Veterinária FESB