Fesb

notícias

Notícias
12/08/2019

FESB sedia 5ª Mostra APAE

Pelo segundo ano consecutivo, a FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) sedia a “5ª MOSTRA APAE”. A exposição apresenta produção dos alunos entre 6 a 30 anos de idade que frequentam as aulas de arte na Escola de Educação Especial Flor do Ypê, mantida pela APAE de Bragança Paulista (SP).

Segundo a curadora da mostra Vanessa Rossi, nesta edição, as obras foram realizadas individualmente e coletivamente, com materiais e técnicas variadas, como: pintura, alinhavo, modelagem, recorte e colagem, entre outras, produzidas entre os anos de 2017 a 2019. “As obras retratam - com o mínimo de interferência possível da professora - a vivência de cada aluno em seu cotidiano escolar, suas habilidades, limitações e evoluções, o desenvolvimento do vínculo entre professor e aluno, as descobertas, experimentações e combinações de diversos materiais, suas emoções e sentimentos”.

Ela explicou ainda que as produções dos alunos não acompanham um padrão determinado, nem uma técnica apurada. “Damos mais ênfase à expressão do que a estética. Para isso utilizamos em aula recursos e instrumentos das áreas de artes, arte educação, arteterapia e psicologia a fim de possibilitar um trabalho diferenciado, sensível e adaptado as necessidades de cada aluno”.

Vanessa Rossi fez questão de ressaltar que o projeto não possui nenhum fim lucrativo. “O objetivo principal é incluir a pessoa com deficiência intelectual, múltipla e com transtono do espectro autista (TEA) através da arte e consequentemente, promover aos alunos o acesso a cultura, desenvolvimento da autoestima, favorecimento da socialização, desenvolvimento da comunicação, incentivo a expressão das emoções, sentimentos, pensamentos e ideias e a valorização do aluno como ser produtor e manifestante cultural.”

A mostra é aberta ao público e ficará exposta na FESB (Prédio Vermelho) até 20 de agosto. De segunda a sexta-feira, horário das 8h às 21h.

Galeria de imagens