Fesb

notícias

Notícias
02/08/2019

Laboratório de análise de solo da FESB fomenta pesquisas universitárias e atende produtores rurais de Bragança e região

Produtores rurais de Bragança Paulista e região, que buscam instrumentos que possam auxiliar no ganho de lucratividade da exploração agrícola ou florestal e ainda acompanhar as mudanças da fertilidade do solo, podem contar com mais um serviço oferecido pela FESB, no  Laboratório de Análise de Solos e Nutrição de Plantas, o primeiro da região. O laboratório é um dos diferenciais do curso de Engenharia Agronômica da FESB e atende o crescimento do setor de agronegócios.  

Inserido dentro do programa de qualidade e proficiência do Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o laboratório utiliza os métodos IAC de análises físicas do solo, com quantificação de areia, silte e argila,  e também  a química de macronutrientes, que é a análise de rotina de fertilidade.

As análises servem como prevenção para futuros problemas nutricionais que podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças, e com isso espera-se um aumento na lucratividade, devido ao aumento da produção e da resistência da planta, diminuindo inclusive os gastos com agrotóxicos em geral, culminando ainda numa melhor qualidade de vida e menor impacto ambiental.

De acordo com a coordenadora do Laboratório, Professora Doutora Liliane Romualdo, no início da implementação dos métodos a ideia era fomentar as pesquisas da faculdade, e num segundo momento oferecer esse serviço à comunidade, o que já está ocorrendo. "Desde o ano passado os serviços estão disponíveis aos produtores rurais. Nós firmamos uma parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e buscamos novos clientes e parceiros. As avaliações disponibilizadas pelo laboratório são as de rotina de fertilidade básica e a análise física do solo (granulometria)”.

Liliane Romualdo reforça ainda que, atualmente, fazem parte da rotina do laboratório, os trabalhos de pesquisa em desenvolvimento pelos alunos do curso de Engenharia Agronômica e as análises particulares que são destinados a todos os produtores rurais de Bragança Paulista e região ou qualquer cidadão que precise fazer uma análise física de solo.

O prazo de liberação dos  laudos  é de duas semanas e os saquinhos para coleta podem ser adquiridos no próprio laboratório de Análise de Solo ou no Laboratório de Química, ambos no Campus da FESB. As amostras podem ser entregues de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e de 14h às 17h30. O telefone para outras informações é o  4035.7840.

 

 

 

 

Galeria de imagens