Fesb

notícias

Notícias
17/06/2019

Feira do conhecimento realizada na escola Marcos Guimarães marca encerramento do semestre do programa Residência Pedagógica da FESB

Logo na entrada da feira os visitantes eram convidados a assinar o incunábulo, uma referência aos primeiros livros impressos até o final do século XV. A turma de Educação Física desenvolveu com os alunos um projeto   sobre os benefícios que o esporte pode usar na tecnologia e realizou um experimento comparativo na feira entre o esporte tradicional e o virtual. Os residentes do curso de História organizaram uma sala do tempo com os supostos da escrita desde a pedra a tela do computador e o celular. E os visitantes puderam ver tudo de pertinho e se encantar com a exposição. A equipe de Ciências Biológicas trabalhou sobre as estruturas do ouvido desde como ele recebe o som até como a gente consegue escutar. E para isso foram oferecidos testes audiométricos e também uma demonstração com amostras de bactérias encontradas nos fones de ouvido dos próprios alunos, além de uma demonstração simples de como higienizar estes fones. “Como a tecnologia influenciou na escrita” foi o tema que o curso de letras trabalhou com os alunos do sexto ano. Eles contextualizaram um filme de ficção cientifica e confeccionaram pequenos robôs com materiais recicláveis, que depois se transformaram em belos mini contos, que  foram parar num “blog”.

Uma das professoras orientadoras do projeto, Virgínia de Souza Bueno falou sobre a escolha do tema da feira, cujo projeto foi enviado ao CAPES no ano passado: “Ela abordou o uso da tecnologia em sala de aula e pelos adolescentes, então esse tema foi pensado durante as reuniões de formação que acontece com os alunos residentes e foram desenvolvidas várias atividades dentro de cada licenciatura de Letras, História, Educação Física e Ciências Biológicas”. A orientadora ainda reforçou que a formação de professores visando uma educação de qualidade e atuação dinâmica, é um diferencial e o que caracteriza os cursos de licenciatura da FESB, “porque a residência pedagógica  permite uma maior imersão com  o aluno dentro da escola e o ganho é muito grande, faz toda a diferença”, finalizou.

A Feira do Conhecimento intitulada ‘O Homo sapiens sapiens e suas tecnologias’ aconteceu no sábado (15), e marcou o encerramento do 1º semestre de 2019 do subprojeto multidisciplinar do programa Residência Pedagógica da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista). O evento aconteceu na escola estadual Prof. Marcos Antônio da Silva Guimaraes, onde os residentes dos cursos de licenciatura em Ciência Biológicas, Educação Física, História e Letras, desenvolveram as atividades.  O grupo teve como orientadores os professores Virgínia de Souza Bueno e José Fernando Teles da Rocha e como preceptores, os professores Milena da Silva Gomes, Maristela Izzo e Camilo Alfredo Faigle Vicari.

 

Assista e veja como foi a Feira do Conhecimento

https://www.youtube.com/watch?v=BgkmaEotHEA

 

Download

Galeria de imagens