Fesb

notícias

Notícias
04/06/2019

FESB, Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais promovem II Simpósio Ambiente e Educação: da biodiversidade à restauração de ecossistema

A FESB (Fundação de Ensino Superior) em parceria com o Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista e Associação Bragança Mais promove no sábado (8) o II Simpósio "Ambiente e Educação: da Biodiversidade à Restauração de Ecossistemas". O evento é gratuito e aberto para participação dos que se preocupam com a questão ambiental e desejam conhecer mais sobre a situação dos recursos hídricos em Bragança e região.

A professora Maria Cristina Munõz Franco, organizadora do evento, explicou que Bragança Paulista e municípios da região estão inseridos no contexto da reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo. A reserva da biosfera é uma figura instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para abrigar uma rede de áreas, no globo, de relevante valor ambiental para a humanidade. Ainda, segundo ela, a ONU declarou 2011-2020 como década da biodiversidade. “E a próxima - 2021-2030 - se dedicará a dar visibilidade a restauração de ecossistemas”, completou ao informar que os próximos anos darão visibilidade a criação de empregos, segurança alimentar e enfrentamento às mudanças climáticas. “Assim se torna fundamental refletirmos quais são os desafios regionais e como podemos nos fortalecer para ações e proposições”.

O simpósio acontecerá no Centro Cultural da FESB, a partir das 8h30. Da programação do evento constam duas mesas de diálogos. A primeira discutirá a relação entre poluição na RMSP e interior. Os convidados são: Julio Chiquetto Barboza – (Instituto de Estudos Avançados USP); Alexandre Uezu, (coordenador do Projeto Semeando Água do Instituto de Pesquisa Ecológicas). A segunda buscará compreender os ciclos de contaminação dos ecossistemas regionais: o caso dos agrotóxicos. As participações serão de: Patricia Martinelli (Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista); Flávia Balderi (Copaíba) e Jorge Belix (Associação Mata Ciliar). As duas mesas apresentarão práticas ou ações de restauração e/ou biodiversidade.

O simpósio está inserido no calendário municipal de atividades do Junho Verde Azul, programa da secretaria municipal de Meio Ambiente que visa promover atividade direcionadas a Educação Ambiental. As inscrições para o evento devem ser realizadas pelo link https://forms.gle/K1RByVHqQz2z1bNBA