Fesb

notícias

Notícias
30/05/2019

Projeto Integrador leva alunos e professores de Biologia da Fesb para conhecer uma Mineradora.

Alunos e professores do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da FESB participaram no sábado(25) de uma atividade bastante atrativa e recheada de descobertas. A viagem começou por volta de 7h30, com destino a Pedreira Contil, na cidade vizinha de Itatiba, para uma aula prática que complementa o currículo do curso.

O Projeto Integrador marca o encerramento do semestre e visa integrar as disciplinas em um único projeto, trabalhando a multi e a interdisciplinaridade, promovendo o pensamento global crítico, além de preparar os alunos para o mercado do trabalho, onde as atividades do biólogo não ficam restritas a uma única área.

Todo o trabalho é preparado e executado pelos próprios alunos do curso orientados pelos professores de cada disciplina: Zoologia de Invertebrados, com a Profª. Ma. Virgínia Bueno; Dinâmica de Invertebrados, com o Profº. Me. André Alberto e Morfologia e Sistemática dos Criptógamos, com a Profª. Dra. Lillian Pereira.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da FESB, Profª. Dra. Aline Sampaio, a experiência foi fantástica, onde por meio de várias coletas, os alunos puderam colocar em prática tudo o que viram em sala de aula. “Integrar as diferentes disciplinas de um mesmo semestre é importante para que os alunos não aprendam de forma isolada, porque tudo na verdade está interligado. Foi um dia de vivência como biólogo, de entender o funcionamento de uma mineradora, conhecer os impactos dela para o meio ambiente e isso tudo colocou em prova a responsabilidade dos alunos, além de estimular o trabalho em equipe”, concluiu a coordenadora.

A visita a  Pedreira Contil durou cerca de 3 horas e foi a primeira parceira do Projeto Integrador e, ainda segundo a coordenação do curso,  é justo afirmar que  a receptividade no local foi outro ponto positivo da viagem, que veio contribuir para a formação dos alunos e foi fundamental para a execução e desenvolvimento do projeto em questão.  

 

Galeria de imagens