2019 marca os 500 anos da morte de um dos principais artistas renascentistas: Leonardo da Vinci. E apesar de já terem se passados cinco séculos, este artista polivalente continua sendo considerado um dos maiores representantes da história da arte de todos os tempos.
A estimativa dos estudiosos é de que Leonardo da Vinci tenha produzido mais de 13 mil páginas de anotações, embora o acesso seja em cerca de 6 mil. Essa documentação abrange estudos de anatomia, ciências da natureza, filosofia, engenharia, projetos de máquinas, armas, arquitetura e urbanização, além das 17 pinturas e esculturas de autoria indiscutível.
Tendo em vista a riqueza histórica do conjunto de suas obras, o curso de História da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) escolheu “Leonardo da Vinci : o gênio polivalente” como tema da 15ª Semana Interna de História da FESB. O evento acontece de 27 a 29 de maio, sempre a partir das 19h30 e é aberto ao público.
“A razão principal desta escolha foi o amplo leque de temáticas que podem ser abordadas a partir do contexto histórico que envolve este personagem tão caro à história cultural ocidental”, explicou a coordenadora do curso Profa. Dra. Renata Cardoso Belleboni Rodrigues. “Tomando a sua trajetória de vida como carro chefe, podemos ampliar e aprofundar nossos conhecimentos a respeito da arte e do pensamento renascentista, sobre as navegações e descobrimentos, retomar a tradição da Antiguidade Clássica, entre tantos outros temas históricos”.
Segundo a professora, a edição deste ano da Semana Interna de História ainda traz uma novidade. “Os alunos serão os protagonistas do evento. Serão os responsáveis pela pesquisa e divulgação de conhecimentos referentes a Leonardo da Vinci, suas obras e seu contexto”, contou. “Para tanto, foi organizada uma gincana em que os discentes participarão de provas, cuja metodologia e resultados poderão ser utilizados quando iniciarem suas próprias práticas docentes”.
PROGRAMAÇÃO:
Local: Centro Cultural da Fesb
Exposição sobre Da Vinci : de 27 a 29 de maio:
27 de maio
19h30: A biografia de Leonardo da Vinci
20h às 20h30: Música e paródia em sala de aula.
20h30 às 22h: Apresentação das paródias elaboradas pelos discentes. Tema: viagens de descobrimento.
*Neste dia, 2 releituras, também realizadas pelos alunos, da Monalisa e da Santa Ceia ficarão expostas.
28 de maio
19h30 às 20h: O uso de vídeos, filmes e documentários em sala de aula.
20h às 21h: Festival do minuto: apresentação de vídeos. Tema: Renascimento.
21h às 22h: Apresentação de memes. Temas: a Antiguidade.
29 de maio
19h30 às 20h: O uso de Quiz em sala de aula.
20h às 22h: Quiz. Disputa entre as duas equipes.