Fesb

notícias

Notícias
18/05/2019

II Festival de Lutas Pedagógica promove integração e estimula respeito mútuo entre as crianças  

Momentos especiais, com muita diversão, integração e espírito esportivo. Onde o principal objetivo é, através de brincadeiras infantis, estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, de habilidades e respeito mútuo entre crianças de 9 a 11 anos de idade. Assim foi o II Festival de Lutas Pegagógicas. Um evento promovido pela FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em que brincadeiras como cabo de guerra, pega rabo e guerra de bola são utilizados como instrumentos lúdicos para demostrar que jogos de força quando bem aplicados podem ser um ato saudável e não de violência. “A ideia é pedagógica e também de quebrar preconceitos sobre o conteúdo. Quem luta não briga”, explicou o professor de lutas da FESB João Custódio Oliveira da Silva, um dos organizadores do evento.

Do festival participaram 15 escolas da rede municipal de ensino, somando 158 alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. A abertura do evento foi feita com apresentação de capoeira, pelos alunos da escola municipal “Desembargador Professor Dr. Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira”, sob orientação do Mestre e Professor Valdir Nunes.

Para a competição foram montados 3 circuitos idênticos, com 3 modalidades cada um (cabo de guerra, pega rabo e guerra de bola). Os alunos se alternaram e competiram em todas as modalidades. No circuito laranja venceu a escola “Prof. Luiz Gonzaga Fernandes; No rosa, o primeiro lugar ficou com a escola “Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto”. E no circuito azul houve o empate entre as escolas “Prof. Abner Antonio Sperendio” e "Desembargador Prof. Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira”. As vencedoras receberam medalhas e as demais troféu de participação e brindes da FESB.  As crianças que não participaram da competição tiveram sala especial preparada pelos estudantes de pedagogia.

A FESB foi representada pela vice-presidente Profa. Esp. Clarice Paulina de Souza e pela coordenadora do curso de Educação Física Profa. Me. Elaine Cristina Simões Gargaglione. Pela prefeitura, a organização do evento ficou por conta do Prof. Renato Pereira dos Santos (Formador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação) e o Executivo foi representado pela professora Marineusa Campos de Moraes Antunes - Chefe de Divisão Técnico Pedagógico, além de professores da rede municipal que acompanharam as crianças. O evento ainda contou com presença da vereadora Rita Leme.

Galeria de imagens