O grande trunfo da psicologia é o estudo sobre o comportamento humano. Por isso, cada vez mais, esta ciência se torna instrumento e conhecimento imprescindível, para profissionais das mais diversificadas áreas. Assim, na semana passada, sob a coordenação do professor Prof. Esp. Sandro Silva Araujo, o tema norteou palestras realizadas a estudantes da Fundação Municipal de Ensino Superior (FESB).
Psicologia da Educação
Na sexta-feira (15), as turmas dos terceiros semestres dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Histórica participaram da palestra: “O ensino e as contribuições da Psicologia da Educação para a formação e prática docente”. A abordagem foi conduzida pela psicóloga e professora Lysmara Pereira da Silva Costa. Ela oportunizou, aos alunos, reflexões e aprendizados, demonstrando a importância da Psicologia da Educação para uma aula dinâmica, atraente e significativa. “Enfatizou a necessidade do professor dominar os princípios básicos do desenvolvimento humano para que o relacionamento aluno – professor seja saudável e pautado numa reciprocidade de respeito e aprendizados”, contou professor Sandro Araujo.
Psicologia no atendimento nutricional
Na terça-feira (19), foi a vez das turmas do sétimo semestre do curso de Nutrição debaterem o assunto. O tema da palestra foi: “A Psicologia como instrumento de relação dialógica terapêutica no atendimento nutricional”. Assunto conduzido pelo psicólogo Leandro Bueno Paschoal. Ele falou aos alunos sobre sua experiência clínica de atendimento e apresentou contribuições para uma melhor empatia entre nutricionista e paciente no atendimento nutricional. “Ressaltou a importância das técnicas de entrevista e de uma sólida base teórica da Psicologia comportamental cognitiva para um melhor início e desenvolvimento no processo terapêutico nutricional”, relatou o professor Sandro Araujo.
Segundo o professor, estas atividades têm como objetivo enriquecer as teorias e temáticas desenvolvidas em sala de aula. Ele ainda adiantou que novas palestras serão realizadas. Nos cursos de Licenciatura Inclusão e Educação Especial; Neurociências e Educação. Para Nutrição: “Neurociências, Nutrição e Desenvolvimento humano” e o “A importância do conhecimento de Psicologia para o profissional de Nutrição clínico e institucional”.