O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Pedagógicos e Pesquisas (NIEPP)da FESB, em parceria com o Canal Futura, realizou oficina e palestra com tema "Crescer sem violência". As atividades fazem parte de um grande projeto nacional, parceria entre Canal Futura, Childhood e Unicef, que tem como foco a autoproteção como estratégia de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As oficinas estão sendo realizadas em diversas regiões do país e, em Bragança Paulista, a FESB teve a oportunidade de participar desse movimento nacional de proteção as crianças.
As atividades foram coordenadas pela jornalista e educadora Vanessa Pipinis (Canal Futura) e Profa. Me.Maria Cristina Munõz Franco (NIEPP/FESB). A oficina de sensibilização aconteceu, na FESB, quarta-feira (13), no período da tarde e contou com a participação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de Educação de Bragança Paulista, alunas de pedagogia, conselheiros tutelares e integrantes do ECOA. No mesmo dia, período noturno, alunos dos cursos de licenciatura da FESB participaram de palestra sobre o tema.
O que é
Crescer Sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. O projeto contempla produção de conteúdo em material pedagógico para as ações de enfrentamento nas diferentes partes do país com ações presenciais de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente. Crescer Sem Violência conta com as séries: Que exploração é essa?” (2009);“Que abuso é esse?” (2014) e “Que corpo é esse?” (2018).
As narrativas fazem uso da linguagem lúdica para tratar de uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema. Já foi premiado com o I Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos em 2011 na categoria Boas Práticas e o Prêmio TAL na categoria Grande destaque em 2016. Mais informações:, http://www.futura.org.br/projetos/crescer-sem-violencia/