Fesb

notícias

Notícias
01/03/2019

FESB participa do programa nacional “Crescer sem Violência”

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Pedagógicos e Pesquisas da FESB, em parceria com o Canal Futura, realizará oficinas e palestras do tema "Crescer sem violência". As atividades fazem parte de um grande projeto nacional, parceria entre Canal Futura, Childhood e Unicef, que tem como foco a autoproteção como estratégia de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As oficinas estão sendo realizadas em diversas regiões do país e, em Bragança Paulista, a FESB terá a oportunidade de participar desse movimento nacional de proteção as crianças.

A oficina de sensibilização acontecerá, na FESB, quarta-feira (13), no período da tarde para coordenadores pedagógicos e a noite haverá palestra para os alunos dos cursos de licenciatura da FESB.

O que é?

Crescer Sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Mas como tratar este tema de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes?

O projeto contempla produção de conteúdo em material pedagógico para as ações de enfrentamento nas diferentes partes do país com ações presenciais de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente. Crescer Sem Violência já foi premiado com o I Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos em 2011 na categoria Boas Práticas e o Prêmio TAL na categoria Grande destaque em 2016. Mais de 5 mil profissionais em mais de 400 municípios brasileiros já foram formados pelas ações do projeto, que já tratou de temas como o abuso e a exploração sexual.

Crescer Sem Violência conta com as séries: Que exploração é essa?” (2009);“Que abuso é esse?” (2014) e “Que corpo é esse?” (2018).

As narrativas fazem uso da linguagem lúdica para tratar de uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema. Mais informações:, http://www.futura.org.br/projetos/crescer-sem-violencia/